quinta-feira, 30 de junho de 2016

TRABALHADORES VÃO PERDER DIREITOS SE NÃO REAGIREM AO GOLPE

Adriana Nalesso, Juvândia Moreira, Nilton Damião e Emanoel Souza

O impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) e a sua substituição pelo governo de Michel Temer (PMDB) é um golpe contra a democracia, que tem como objetivo atender aos interesses dos grandes grupos econômicos, como os bancos, de reduzir o custo da mão de obra, cortando direitos trabalhistas e previdenciários, ampliando a terceirização, aumentando o arrocho salarial e privatizando estatais...

...Isto explica o porque que os trabalhadores não podem e não devem apoiar este governo ilegítimo. Mesmo aqueles que não morrem de amores pela presidente golpeada, Dilma Rousseff, afinal ela no poder, nós trabalhadores temos a certeza que direitos elementares da classe trabalhadora serão preservados. 

Por isso mesmo, a campanha nacional dos bancários deste ano, para preservar direitos e conquistar avanços, deve ter como uma de suas ações principais a luta contra o golpe.

Esta foi a conclusão dos palestrantes que participaram do debate sobre as perspectivas da campanha da categoria, nesta terça-feira (28/6), no auditório do Sindicato. Para Juvândia Moreira, diretora da CUT Nacional e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Emanoel Souza, dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e Nilton Damião, presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do RJ/ES (Fetraf-CUT), não apenas os bancários mas todas as categorias devem entender a ligação direta existente entre o arrocho econômico com ataques aos direitos dos trabalhadores que o governo golpista pretende impor e as campanhas salariais. 

O economista do Dieese Fernando Benfica fez uma explanação sobre o contexto nacional e do sistema financeiro em que ocorrerá a campanha salarial.

Projetos contra o trabalhador

Emanoel foi enfático ao afirmar que a campanha deste ano tem que ter como centro o combate ao golpe, convocando os bancários a participarem das mobilizações contra o impeachment. "Existe muita dúvida no ar, mas todos têm que entender que o golpe está sendo dado para retirar uma série de direitos do trabalhador. Falam da reforma da Previdência, em fixar a idade mínima em 70 anos, em cortar pensões pela metade. Mas a coisa é muito mais grave", avaliou. Lembrou que há 55 projetos de lei acabando com uma série de direitos para serem votados pelo Congresso Nacional, só esperando passar o impeachment. "Um deles é o PL que permite a terceirização total. Vem também a privatização das estatais, o projeto que faz valer o negociado sobre o legislado, a retirada de direitos trabalhistas, além do ajuste fiscal que vai diminuir os investimentos do Estado na economia, aumentar impostos, trazendo mais desemprego e arrocho salarial. Além de agravar a situação geral do país, trazendo ganhos apenas para os ricos, todas estas mudanças impactarão negativamente a negociação da campanha deste ano", argumentou. Na sua opinião, a luta tem que ser pela derrubada do impeachment, para que Dilma convoque plebiscito para decidir sobre a realização de eleições gerais.

Defesa da unidade

Para Nilton Damião, dizer que a campanha deste ano vai ser difícil é chover no molhado. "Os trabalhadores vão ter que enfrentar os bancos e um governo golpista, ambos aliados. O tão falado ajuste fiscal pode fazer com que os bancos públicos tentem ser mais duros nas negociações, tendo impacto sobre toda a campanha", avaliou. A saída, para o sindicalista, é lutar contra o governo interino de Temer e seu projeto nocivo aos trabalhadores. Temos que manter a nossa unidade e dizer não a este governo golpista", defendeu.

Juvândia acredita que o sucesso da campanha salarial depende da manutenção da unidade e da força dos bancários. "Vivemos um momento difícil da nossa história. Mas temos a nosso favor o fato de sermos uma categoria que faz uma campanha unificada nacionalmente, negociando uma única Convenção Coletiva, que engloba bancos públicos e privados. É uma força enorme que tem que ser levada em conta quando se fala em enfrentar os desafios que se apresentam", afirmou. Frisou que, para avaliar a campanha, é preciso lembrar que vivemos um golpe, um ataque à democracia que está sendo feito para reduzir direitos dos trabalhadores.

"Temer fala em privatizar, em fixar idade mínima de 70 anos para a aposentadoria, em cortar recursos para a saúde, educação, habitação, da casa própria. Qual é o bancário do Itaú, por exemplo, que vai conseguir se aposentar? A mudança na Previdência atinge principalmente as categorias de classe média, como os bancários, já que somente 29% dos trabalhadores se aposentam, hoje, por tempo de serviço. Por que não fazem mudanças aumentando o imposto sobre os ricos, como os bancos. Por que têm que tirar dos trabalhadores, dos pobres? Temos que dizer não a este projeto", afirmou. Na análise que fez, Juvândia chamou a atenção para o fato de que as forças conservadoras, derrotadas nas eleições, tiveram que se associar a aliados do governo para dar o golpe, e, desta forma, atender aos interesses dos ricos e tentar implantar um modelo excludente que atende aos grandes empresários, interessados em reduzir o custo com a mão de obra para enriquecer mais.

Para a vice-presidente da Contraf-CUT, é importante na campanha deste ano a unidade dos bancários para defender a democracia e derrotar o golpe e chegar a um bom acordo com os bancos. "Na campanha salarial temos que nos mobilizar e participar das manifestações contra o impeachment. Fazer isto é defender nossos direitos", defendeu. A presidenta do Sindicato, Adriana Nalesso, mediadora dos debates, fez questão de frisar, ao final dos debates, que o importante neste momento é resistir ao golpe. "Disto depende o futuro dos nossos filhos", completou.

Fonte: Bancários Rio

quarta-feira, 29 de junho de 2016

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 12ª RODADA

Vamos aos meus palpites para mais uma rodada do Brasileirão

QUARTA - 29 DE JUNHO

VITÓRIAXSPORT - SPORT

FLAMENGOXINTERNACIONAL - EMPATE

GRÊMIOXSANTOS - EMPATE

CORITIBAXATLÉTICO-PR - CORITIBA

CHAPECOENSEXCRUZEIRO - CHAPECOENSE

SÃO PAULOXFLUMINENSE - SÃO PAULO

AMÉRICA-MGXCORINTHIANS - EMPATE


QUINTA - 30 DE JUNHO

PALMEIRASXFIGUEIRENSE - PALMEIRAS

SANTA CRUZXPONTE PRETA - SANTA CRUZ

ATLÉTICO-MGXBOTAFOGO - EMPATE

terça-feira, 28 de junho de 2016

BOTAFOGO: OS PILARES DA FRENTE ALVINEGRA


Diversos Sócios Proprietários do Botafogo FR subsescreveram o manifesto de lançamento da Frente Alvinegra, que pretende debater, de forma ampla, um novo modelo de gestão  e abertura democrática do Botafogo. Vejam abaixo o documento.

DEMOCRACIA, PROFISSIONALISMO, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA: OS CAMINHOS PARA A RECUPERAÇÃO ALVINEGRA

O Botafogo sempre foi um clube de ponta em todos os esportes que disputa. Nos últimos 40 anos, porém, foi perdendo espaço no cenário esportivo e, sem ter uma grande sequência de conquistas importantes, deixou de aumentar o seu maior patrimônio: a sua
torcida.

O cenário atual é devastador: ano após ano o clube deixou que aumentasse muito a sua dívida e isso diminuiu não só a sua capacidade de investimentos, mas também a sua capacidade de caminhar sozinho. O maior culpado deste cenário é a falta de planejamento a médio e longo prazos. 

Vários fatores precisam ser alterados no cotidiano do clube para que o Botafogo se oxigene e tenha forças para avançar e recuperar o seu espaço no cenário esportivo brasileiro e mundial.

As mudanças de mentalidade e da sua forma de gestão são pilares para o fortalecimento do Botafogo. Para trilhar este caminho, precisamos fazer uma ampla e democrática reforma estatutária, que envolva todos os setores do clube, havendo, como parâmetros, a democracia e a profissionalização da gestão.

A democracia talvez seja o ponto mais nevrálgico da terrível realidade em que o clube se encontra. Nas últimas eleições, mesmo com quatro candidaturas inscritas, o universo eleitoral foi uma vergonha: o atual
presidente foi eleito com pouco mais de 400 votos. Isto é um absurdo considerando a grandeza de um clube centenário como o Botafogo.

Entre os doze maiores clubes do Brasil, o Alvinegro é o mais fechado. É preciso implementar o Sócio Torcedor com direito a voto e, assim, trazer a torcida para dentro do clube. Propomos a inclusão de todos que, de alguma forma, possam somar forças e colaborar para um novo e promissor futuro. Assim permitiremos que milhares de
alvinegros possam ter a oportunidade de decidir o destino da sua maior paixão.

Com esta proposta, queremos ampliar a democracia interna, oxigenando a política do clube com novas ideias e dirigentes, além de incentivar o aumento da arrecadação do programa Sócio Torcedor e Sócio Proprietário. Sabemos que essas propostas sofrem resistências dentro do clube, afinal alguns poucos ainda se acham donos do Botafogo.

O clube precisa ter uma nova mentalidade no modelo de gestão. Este modelo atual já demonstrou que é incapaz de suprir as necessidades do clube. A política de dirigentes aos montes, com praticamente
todos eles, dando apenas pequena parte do dia para o clube, de forma amadora, precisa ser mudada. Precisamos de dirigentes com conhecimento e formação em sua área de atuação. A direção do clube precisa ser profissional, dedicando-se integralmente à gestão,perseguindo metas claras e definidas. 

Este é o caminho! O fortalecimento de todos os setores do clube passará, primordialmente, pela recuperação financeira e por um processo de reforma estatutária que garanta a ampliação da democracia interna e a profissionalização da gestão. Não enxergamos a recuperação do Botafogo por outro caminho. Só assim voltaremos a ter o futebol e os esportes olímpicos com força e condizentes com as nossas tradições.

Democracia, Transparência, Ética e Profissionalismo são os pilares da
FRENTE ALVINEGRA. Queremos convidar todos os botafoguenses, que compartilham desses ideais, a se juntarem a este movimento de recuperação do nosso amado Botafogo de Futebol e Regatas.

Saudações Alvinegras

Facebook: Frente Alvinegra
Twitter: @AlvinegraFrente
Instagram: frentealvinegra
E-mail: frentealvinegra1942@gmail.com

Assinam este manifesto:

Adeilson Ribeiro Telles - SP 36436
Alberto Gomes Rodrigues - SP 400293
Alessandro Rocco Di Sant’Anna Langone - SP 51522
Alex Akcelrud Finkel – SP 51723
Alexandre Freitas Albuquerque – SP 400296
Alfredo Leopoldino Coelho Neto - SP 34105
Andre Luiz Monteiro Barbosa – SP 29928
Andre Magalhães Barros - SP 3066
Antonio José de Moura Pinto - SP 29279
Antonio Rodrigues da Silva - SP 35186
Brunno Aguiar Cavalcante - SP 11587
Bruno Cavalcanti Menezes - SP 35966
Carlos Eduardo C Fontes Wichrowski - SP 8726
Carlos Ernesto Hilburg Bossio - SP 24642
Carlos Roberto Virgílio de Carvalho - SP 34997
Cecilia de Nazaré Malche Mota - SP 1194
César Leonardo Paes Barreto Chagas - SP 39086
Denilson dos Santos Duque - SP 400376
Eduardo Dias Correa - SP 26952
Egas Muniz - 113971010
Elidio Elpidio Soares Filho - SP 38286
Ernesto Braga Salgado de Andrade - SP 400311
Francisco de Assis Couto Teixeira - SP 37372
Geraldo Cosme Luz de Jesus - SP 28487
Guilherme Luiz Melecchi - SP 2198
Gustavo Garcia Ferreira - SP 32643
Gutemberg Souza da Silva - SP 34569
Hélio Gonçalves Pinto Júnior - SP 35656
José Marinho Marques Dias Neto - SP 18063
José Mauricio Pinto de Almeida - SP 27565
José Raul Franco Reis - SP 400288
José Reynaldo Pedrosa Pacheco - SP 35981
Jurandi Ferreira da Silva Junior - SP 400315
Luiz Eduardo Mergulhão Ruas -SP 11897
Luiz Felipe de Attayde Lamoglia - SP 8852 (em transferência)
Marcelo Davidovich - SP 400157
Marcelo José Mesquita (Gaba) - SP 36029
Marcio Caldeira Brant Filho - SP 7779
Marcos Alexandre de Souza Gomes - SP 37269
Marcos Cortesão Barnsley Scheuenstuhl - SP 51581
Marcos Henrique Portella de Lemos - SP 2896
Marcus Vinicius Cordeiro – SP 400301
Marcus Vinicius de Seixas - SP 36410
Maria Cecília de S Nóbrega - SP 37074
Mario Sergio Medeiros Pinheiro - SP 36091
Mauro Caldeira Brant - SP 23502
Murilo Carvalho Rezende de Souza - SP 400314
Nelio Roberto Damasco dos Santos - SP 6491
Nelson Milesi de Albuquerque Cerqueira - SP 40113
Nilo Sergio S Gomes - SP 9095
Nilton Cesar Lessa - SP 51749
Paulo Henrique Teles Fagundes - SP 400313
Paulo Jorge Salgueiro Barata -SP 37429
Pedro Henrique de Mattos Cruz da Fonseca - SP 51455
Renan Aguiar – SP 400300
Ricardo Cesar Rodrigues Pereira - SP 35025
Ricardo Luiz Braga - SP 35594
Roberto Stefano do Espirito Santo Padovani - SP 31208
Rogerio Carvalho da Silva - SP 7337
Rogerio Lessa Benemond - SP 400385
Ronald Sampaio Carvalhosa - SP 9500
Segundo Emillio Vilaverde Lestayo - SP 20898
Sergio Luiz Pinheiro Santa'anna - SP 50201
Silvia Lucia Thompson da Cunha - SP 38168
Vinicius de Assumpção Silva - SP 7710
Wagner Pinheiro de Oliveira - SP 400304

segunda-feira, 27 de junho de 2016

BOTAFOGO: UMA VITÓRIA FUNDAMENTAL

O Botafogo, na estreia do Camilo, conseguiu uma grande e fundamental vitória contra o Internacional, por 3x2, em Porto Alegre.

Uma vitória para aumentar a moral do time e motivar a torcida. O Alvinegro se encontra em situação difícil no brasileirão, ocupa a 17ª posição na tabela, dentro da zona de perigo e agora vai enfrentar outra parada muito dura, o Atlético-MG, em Minas Gerais.

Com a possibilidade de vários jogadores machucados e entregues ao Departamento Médico voltarem e as estreias dos novos contratados, nas próximas rodadas, fará a equipe encorpar e tenha condições de brigar na parte de cima da tabela.

domingo, 26 de junho de 2016

sábado, 25 de junho de 2016

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 11ª RODADA

Vamos aos meus palpites para mais uma rodada do brasileirão.


Sabado - 25 DE JUNHO

Cruzeiro X Palmeiras - EMPATE

Corinthians Santa Cruz - CORINTHIANS 


Domingo - 26 DE JUNHO

Internacional 
X Botafogo - EMPATE

América-MG X Atletico-MG - ATLETICO-MG

Santos X São Paulo - SANTOS

Flamengo XFluminense - EMPATE

Vitória XPonte Preta - VITÓRIA

Atletico-PRX Grêmio - EMPATE

Sport X Chapecoense - SPORT

FigueirenseX Coritiba - EMPATE

sexta-feira, 24 de junho de 2016

A IMPORTÂNCIA DOS BANCOS PÚBLICOS NA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL


A importância da existência dos bancos públicos para a sociedade brasileira é muito maior do que a maioria das pessoas pode notar.  Os bancos públicos desde o século XIX têm sido responsáveis por serem um sustentáculo do desenvolvimento nacional. Os bancos públicos durante a nossa história já atuaram em diversas tarefas que a maioria das pessoas desconhece, desde a impressão e confecção de moedas e notas até o controle da entrada de moedas estrangeiras no pais. Não existe lugar na nossa história econômica onde os bancos públicos não estejam presentes. 

 Os bancos públicos são responsáveis não só por serem executores de programas federais pelo Brasil afora, mas até mesmo como braços do governo federal, estando presentes em locais remotos do nosso país onde os bancos privados não querem ir. Um exemplo da importância desses bancos no interior como agentes do governo federal está na confecção de CPFs e recebimento de declarações de imposto de renda, além de garantir o acesso da população de todo o país aos serviços bancários, além do pagamento do bolsa família e de diversos outros programas federais.

No nosso cotidiano estão sempre presentes bens e serviços que foram financiados direta ou indiretamente por um banco público e você não sabe. Ao levantar de manhã na sua casa ou apartamento você com certeza não sabe ou não se lembra mas possivelmente deve estar morando num imóvel financiado pela Caixa, tanto na construção como na compra. O seu imóvel se tem agua e esgoto também tem o papel fundamental da Caixa, pois o financiamento para obras de agua e esgoto são quase completamente feitos pela Caixa com recursos do FGTS, e se ainda não tem, não terá caso os bancos públicos sejam privatizados, uma vez que esse tipo de obra não interessa aos bancos privados. Também, sem a Caixa não haveria Minha Casa, Minha vida.

Ao tomar café para ir trabalhar você vai consumir café e pão que com certeza tiveram a produção financiada pelo Banco do Brasil através do credito agrícola. O crédito agrícola do BB seja para o agronegócio seja para a agricultura familiar é responsável por garantir a expansão anual da nossa produção agrícola seja para o mercado interno, ou seja pra o  mercado externo ou seja comida cada vez mais barata no prato do povo brasileiro, Além de financiar a agricultura o BB financia a pequena e média empresa com o PROGER ( Programa de geração de emprego e renda) possibilitando a aquisição de máquinas e insumos e assim aumentar sua produção e sua produtividade com isso gerando mais empregos.

Quando você sai de casa para ir trabalhar ou para fazer outra coisa qualquer, seja de carro ou de transporte público por estradas, portos e aeroportos, você não sabe, mas possivelmente aquela estrada, porto, aeroporto, ferrovia foram financiados com recursos do BNDES pois o financiamento de longo prazo é um dos papeis fundamentais do BNDES e também não interessa aos bancos privados.

A privatização de quase todos os bancos estaduais durante o governo FHC retirou dos governos estaduais um instrumento valioso de políticas públicas o que agora está sendo sentido, por exemplo, nas dificuldades de financiamento do Estado do Rio de Janeiro.

Para o desenvolvimento do Brasil são fundamentais os bancos públicos pois são eles que financiam as nossas moradias, as nossas estradas, a nossa comida, as nossas empresas e tudo que é fundamental na nossa vida o que exige uma visão política que privilegia beneficiar o conjunto da população e não privilegiar o lucro dos banqueiros. Essas áreas que não interessam aos bancos privados que só visam o lucro rápido e extorsivo.

Lutar em defesa dos bancos públicos é lutar pelo desenvolvimento do país com redução das desigualdades sociais.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

FESTIVAL DA UTOPIA


Crise econômica e política. Corrupção. Falta de ética e moral frouxa. Violência e terrorismo. As notícias diárias sobre o Brasil e o mundo trazem desesperança e descrédito dos indivíduos em relação às instituições e à sociedade, prenunciando um futuro desalentador. Garantir um Brasil e um mundo melhor parece um sonho, uma utopia. Mas sem utopias, não há esperança. Nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho, em Maricá, será realizado o I Festival Internacional da Utopia, promovido pela Prefeitura da cidade.


O objetivo do encontro é celebrar sonhos, desejos, lutas, experiências e práticas em busca de um mundo melhor, em busca de nossos melhores sonhos.



Entre os convidados do evento estão: Tariq Ali (escritor e ativista paquistanês), Van Dana Shiva (ativista ambiental e feminista indiana), Prabir Purkayastha (cientista indiano),Eduardo Suplicy (ex-senador do PT), Jandira Feghali (deputada federal do PCdoB), Luís Inácio Lula da Silva (ex-presidente do Brasil), Paul Singer (economista), João Pedro Stédile (líder do MST) e Aleida Guevara (médica cubana e ativista dos direitos humanos), entre outros.



Sindicato dos BancáRios no Festival



O evento contará com várias tendas, como a feira da reforma agrária, acampamento da juventude, espaço do mundo infantil e para encontro internacional. Haverá apresentações teatrais, musicais, artísticas, oficinas e workshops. Na quarta, 22, haverá o lançamento do livro "A resistência ao golpe 2016", de autoria de Gisele Citadino, João Ricardo Dornelles e Rogério Dutra dos Santos.



A presidenta do Sindicato, Adriana Nalesso, participará da mesa "A importância dos bancos públicos na redução das desigualdades sociais", na sexta-feira, dia 24, a partir das 16h. Participam do debate também Marcel Barros, diretor eleito de seguridade da Previ, e Fabiano Júnior, diretor executivo da Contraf-CUT.

O Festival será aberto as 10h, na Tenda dos Pensadores Darcy Ribeiro. Haverá ainda shows com vários artistas na Praia da Barra. 

Mais informações:
site: www.festi valdautopia.com/programacao.



quarta-feira, 22 de junho de 2016

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 10ª RODADA (PARTE-2)

Vamos aos meus palpites para mais uma rodada do brasileirão.

QUARTA - 22 DE JUNHO

CHAPECOENSEXATLETICO/PR - CHAPECOENSE

PONTE PRETAXCRUZEIRO - EMPATE

BOTAFOGOXFIGUEIRENSE - BOTAFOGO

SANTA CRUZXFLAMENGO - EMPATE

FLUMINENSEXSANTOS - FLUMINENSE

ATLETICO/MGXCORINTHIANS - EMPATE

GRÊMIOXVITÓRIA - GRÊMIO


QUINTA - 23 JUNHO
SÃO PAULOXSPORT - SÃO PAULO

CORITIBAXINTERNACIONAL - CORITIBA