sexta-feira, 21 de setembro de 2018

NO PRÓXIMO IBOPE HADDAD VAI LIDERAR


Se olharmos com lupa a última pesquisa Ibope (18/09), vamos perceber que a candidatura do Fernando Haddad, cresce de maneira consistente e consegue conquistar os eleitores que estavam indecisos ou iriam votar em branco/nulo. Isto é uma parcela considerável dos eleitores do ex-presidente Lula, com sua incrível capacidade de transferência de votos, e o carisma e a capacidade do próprio candidato.

A curva do gráfico abaixo representa bem isto. Em 20 de agosto, os brancos/nulos eram 29%, indecisos eram 12% e Haddad tinha 4%, em sétimo lugar. Em 18 de setembro, os brancos/nulos caíram 15% e foram para 14%, indecisos 7% e Haddad subiu 15% e foi para 19%, assumindo a segunda colocação.

Se a tendência da maioria de quem iria votar branco/nulo, ir para a candidatura do Haddad, se confirmar, podemos ter uma ultrapassagem na reta final de campanha, que a próxima pesquisa Ibope deverá mostrar. O Haddad deverá ainda retirar votos do Ciro e da Marina, com parcela desses candidatos indo para o voto útil. 

O Gráfico acima mostra que vem chegando o dia da ultrapassagem, afirmo isto porque 40% do eleitorado não identificou Haddad como candidato do Lula. Quem viver verá!

Um comentário:

Obrigado pela participação!