domingo, 12 de agosto de 2018

DIA DE HOMENAGEAR UM GUERREIRO



Neste domingo especial, eu não poderia deixar de homenagear um guerreiro e exemplo de luta para muita gente, principalmente para aqueles que se acham cansados e desanimados. Um ativista que luta sua vida inteira, por um mundo mais justo e solidário, com uma energia pouco vista aos seus 85 anos de vida.

Este é o Professor Antônio Rodrigues, meu exemplo e meu pai, com muito orgulho.

Um pouco da história de vida deste guerreiro da classe trabalhadora.

Professor Antonio Rodrigues é Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFRJ. Filho de imigrantes expulsos pelo latifúndio onde trabalhava no processo de organização dos trabalhadores canavieiros no norte-fluminense, perdeu a pequena propriedade que possuía vindo com toda a família no pós-guerra a residir na antiga “favela do esqueleto”, onde hoje se situa a UERJ.
Ingressou na então Escola Técnica da Imprensa Nacional – EAGIN onde teve seu primeiro contato com o mundo do jornal. Na década de sessenta, ingressa na FNFI, hoje UFRJ. Casa-se em 1961 e um ano após nasce Vinícius de Assumpção, ex-presidente do Sindicato dos Bancários e atual vice-presidente da CONTRAF.
Em 1964, ano do golpe militar, cursava o 3° ano da Universidade quando foi punido por  “atividades subversivas”, o que retardou a conclusão do curso de licenciatura e Bacharelado em Geografia. Neste período ingressou no corpo docente da CAP – UFRJ. Em 1968, nasce a filha, Valéria de Assumpção, que também se tornou professora.
No período de 1970 a 1990, passou a atuar no município de Nova Iguaçu, com ênfase no Instituto de Educação.  Educador da rede estadual de 1970 a 2000, o prof. Antonio atuou também em várias escolas particulares, dentre elas o Sacre Coeur, Anglo-Americano, Zacaria e Universidade Santa Úrsula. Em Nova Iguaçu e Belford Roxo, ele atuou como professor e coordenador da equipe que criou as Faculdades ABEU, época em que teve seu nome acolhido pelo Conselho Nacional de Educação como seu vice-diretor.
Na década de oitenta, saído da ABEU por divergência política, voltou a lecionar Geografia, base de sua formação acadêmica, submetendo-se à concursos públicos para o Colégio Naval em Angra dos Reis, onde atuou por 10 anos e Colégio Pedro II, onde permaneceu como docente durante cerca de 20 anos. Nos últimos 10 anos foi chefe do Departamento de Geografia dessa emérita escola, sendo eleito sempre por eleições diretas.
Ingressou na Diretoria Central do SEPE no processo grevista de 1979/1980 e organizativo da categoria dos Professores no Estado do Rio de Janeiro. Em 1982, filiou-se e passou a militar no Sinpro-Rio. Na década de 90 a sua atuação no Sindicato se fez através da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro – FETEERJ. O prof. Antonio também foi membro da Diretoria Plena da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – CONTEE. 
Em 2011, recebeu o Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, da ALERJ, proposto pelo Dep. Estadual, Gilberto Palmares. Atualmente exerce o cargo de tesoureiro do Sinpro-Rio e coordenador da FETEERJ. Além de ter grande representação de base, com grande reconhecimento e respeito da categoria por sua luta.

2 comentários:

  1. Parabéns a seu pai. É realmente um orgulho para nós conviver com ele. Sua energia militante nos contagia. Beijão pra ele.

    ResponderExcluir
  2. Homenagem mais que merecida! Tenho muito respeito e admiração por este grande educador e militante que nunca se deixa abater. Parabens!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!