quinta-feira, 24 de maio de 2012

BANCÁRIOS PARALISAM ATIVIDADES CONTRA DEMISSÕES NO ITAÚ

Cartaz do Sindicato dos Bancários Rio
Bancários de todo o Brasil paralisaram na última quarta-feira, dia 23, agências do Itaú em resposta à política de demissões do banco, que gasta milhões de reais na campanha de marketing “Vamos jogar bola”. Para denunciar a dura realidade vivida pelos funcionários, a Contraf-CUT, sindicatos e federações criaram a campanha “O Itaú pisa na bola” e realizaram paralisações de agências do banco no Dia Nacional de Lutas. A atividade foi uma resposta da categoria à política de demissões da empresa. No Rio, unidades da Av. Rio Branco, centro financeiro da cidade, não funcionaram.

A diretora do Sindicato Maria Aparecida da Cruz, a Cida, que é membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco, destacou a importância desta mobilização nacional.
Charge feita pelo Mariano

“Esta mobilização é muito importante para tentarmos reverter o processo de reestruturação e de demissões do Itaú. Este ano, vamos intensificar ainda mais a luta em defesa do emprego”, ressalta. A sindicalista disse ainda que o Sindicato vai procurar o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador Sérgio Cabral para denunciar a política de esvaziamento da empresa na cidade. “O banco é um dos patrocinadores da Copa do Mundo, gasta uma fortuna com publicidade, mas, na prática, demite e assedia trabalhadores e presta um desserviço à cidade promovendo mais desemprego e miséria”, critica.
Política de terror
Os bancários denunciaram ainda as condições precárias de saúde, de segurança e de trabalho e o aumento das terceirizações no, banco. Segundo Cida Cruz, há também uma verdadeira política de terrorismo psicológico promovida pelos superintendes do banco que inclui assédio moral, humilhação e todo o tipo de pressão em função das metas inatingíveis impostas pela empresa aos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!