terça-feira, 3 de julho de 2012

SEMINÁRIO SOBRE DESAFIOS DAS MULHERES NEGRAS

A CUT-RJ promoverá um seminários sobre os desafios das mulheres negras, que será uma parceria entre a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-RJ e o Projeto Literário Mulheres Bantas e será realizado no próximo dia 24 de julho, véspera do Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe. Confira as informações abaixo, inscreva-se e participe!

Saiba mais sobre o 25 de julho e o Seminário
O 25 de julho foi instituído como o Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe em 1992, durante um encontro na República Dominica, em função das condições precárias de vida e a descriminação racial sofrida por estas mulheres. Essa data reforça a implementação urgente de políticas públicas para as mulheres negras da diáspora nos países da América Latina e do Caribe.

O objetivo da comemoração dessa data, portanto, é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, construir estratégias para inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, ao sexismo e a qualquer tipo de preconceitos e desigualdades sociais. É um dia para ampliar parcerias, promover debates e dar visibilidade ás lutas das mulheres negras brasileiras.

É nessa perspectiva que a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-RJ e o Projeto Literário Mulheres Bantas decidiram realizar no próximo dia 24 de julho, no auditório Gilberto Freyre do Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, nº 16 – Prédio do MEC), um seminário para discutir quais lutas devemos adotar para incentivar a participação das mulheres negras, bastante ausentes nas nossas entidades. Na ocasião, faremos também um diagnóstico das mulheres que estão nas bases dos sindicatos e dos movimentos sociais.

Participarão deste seminário representantes do Cedim (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República) e das secretarias de mulheres das entidades sindicais e movimentos sociais. Também teremos como palestrante a Prof. Drª Sueli Carneiro, diretora executiva do Instituto Geledés e integrante do comitê de articulação e monitoramento do Plano Nacional de Políticas para Mulheres.

Cada entidade poderá inscrever até 20 mulheres pelo email poligualdaderacial@yahoo.com.br, até o dia 10 de julho. A taxa de inscrição será de R$50,00 e dará direito à camiseta e a todo o material do evento. Vale lembrar que os homens também podem participar. Maiores informações pelos telefones 2196-6700 e 7107-3793.

Embora saibamos que as mulheres negras tenham demandas específicas, acreditamos que só teremos conquistas com muita unidade na luta. Da mesma forma, somente com o empenho de todos é que as leis que garantem os nossos direitos irão vigorar. Portanto, gostaríamos que todos os sindicatos se empenhassem na divulgação e mobilização para essa atividade, considerando que a mesma tem muito a contribuir para ampliar os conteúdos dos nossos projetos de formação e de intervenção naquilo que diz respeito à política de raça e gênero.

A programação completa será divulgada em breve.

Fonte: Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!