O prefeito Eduardo Paes comandou, na madrugada desta terça-feira (05/02), a
remoção da primeira viga de aço da rampa da Perimetral, em frente à Rua Antônio
Lage, próximo ao Moinho Fluminense. A operação, que começou às 23h desta
segunda-feira, foi realizada durante a noite para gerar menor impacto no
trânsito, e é o início do processo de demolição do viaduto. O Elevado da
Perimetral ficou interditado nos dois sentidos das 23h às 5h, para a operação de
transporte da viga, que tem 40 metros, 22 toneladas e é a primeira das 1.008
peças que serão retiradas. A Avenida Rodrigues Alves foi interditada da altura
da Avenida Professor Pereira Reis até a Avenida Barão de Tefé, sentido
Centro.
A Perimetral começando a ser demolida |
"Hoje é um dia histórico para a cidade. A Perimetral degradou muito
a Região Portuária e colaborou com a degradação de todo o Centro da Cidade. Por
isso, sua demolição é simbólica nesse processo de revitalização do Centro do Rio
de Janeiro. Uma cidade que não tem um Centro funcionando é uma cidade sem alma,
e a retirada dessa viga representa um pouco a retomada dessa alma" – disse o
prefeito Eduardo Paes.
A primeira etapa da operação contou com o içamento da viga por um
guindaste de 400 toneladas, 50 metros de altura e 20 metros de comprimento. Após
esta etapa, o material foi transportado por uma carreta do tipo Dolly até um
terreno da Prefeitura do Rio, conhecido como Acesso Novo ao Porto, na Prefeito
Júlio de Moraes Coutinho, em Manguinhos, distante 6,5 quilômetros do local da
retirada da viga. As peças permanecerão à disposição para reaproveitamento em
obras da cidade. O procedimento de retirada e transporte das vigas, que teve
início nesta madrugada, será suspenso durante o carnaval e retornará no dia 18
de fevereiro. Ao todo, a rampa tem 12 vigas.
REAPROVEITAMENTO DO MATERIAL
Todo material retirado da Perimetral está em condições de reaproveitamento. Nesta rampa, foram retirados 3.213,14 m³ de concreto, o que significa aproximadamente 400 betoneiras do material. Este concreto passará por uma máquina. E após ser britado, poderá ser reutilizado na pavimentação das vias da região. Também foram retirados 123 caminhões de solo e argila desta rampa que poderão ser igualmente reaproveitados. Entre estruturas metálicas e aço, a concessionária Porto Novo removeu 580 mil Kg de material passível de reutilização.
Todo material retirado da Perimetral está em condições de reaproveitamento. Nesta rampa, foram retirados 3.213,14 m³ de concreto, o que significa aproximadamente 400 betoneiras do material. Este concreto passará por uma máquina. E após ser britado, poderá ser reutilizado na pavimentação das vias da região. Também foram retirados 123 caminhões de solo e argila desta rampa que poderão ser igualmente reaproveitados. Entre estruturas metálicas e aço, a concessionária Porto Novo removeu 580 mil Kg de material passível de reutilização.
ETAPAS DA DEMOLIÇÃO
A remoção do Elevado da
Perimetral teve prazo alterado para julho de 2013 para não coincidir com o
calendário de eventos da cidade, como a Copa das Confederações e a Jornada
Mundial da Juventude. A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu adotar diferentes
métodos de remoção, de acordo com as características de engenharia de cada
trecho apontadas por estudos. Assim, serão utilizados três métodos para a
retirada do elevado: Implosão (com uso de explosivos em detonações controladas),
Desmonte (quando a estrutura é removida em partes) e Demolição (com utilização
de máquinas e equipamentos).
Da Rodoviária Novo Rio à Rua Silvino Montenegro, o método será por implosão. A opção garante a liberação do trecho ao tráfego com maior velocidade. Enquanto isso, os dos trechos entre a Rua Silvino Montenegro e a sede da Polícia Federal e entre o Píer Mauá, a decisão dos engenheiros foi pelo desmonte. Na área compreendida entre o prédio da sede da Polícia Federal e o Píer Mauá, o processo adequado é o de demolição. As medidas garantem aceleração na retirada da Perimetral e na reabertura para o tráfego.
Da Rodoviária Novo Rio à Rua Silvino Montenegro, o método será por implosão. A opção garante a liberação do trecho ao tráfego com maior velocidade. Enquanto isso, os dos trechos entre a Rua Silvino Montenegro e a sede da Polícia Federal e entre o Píer Mauá, a decisão dos engenheiros foi pelo desmonte. Na área compreendida entre o prédio da sede da Polícia Federal e o Píer Mauá, o processo adequado é o de demolição. As medidas garantem aceleração na retirada da Perimetral e na reabertura para o tráfego.
NOVA MOBILIDADE URBANA
A retirada da Perimetral
permitirá uma mudança importante na dinâmica do deslocamento e do uso de
transportes públicos e individuais na região. O trecho do Armazém 8 do Cais do
Porto, na Avenida Rodrigues Alves, até o Píer Mauá será transformado em um
grande passeio público arborizado com ciclovias e passagem para pedestres e
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A área arborizada terá 1.100 metros de
extensão e 40 metros de largura e 44 mil metros quadrados - um terço do espaço
correspondente ao Parque Madureira.
Para que isso seja possível, será construído o Túnel da Via Expressa, que permitirá que os veículos que venham do Aeroporto Santos Dumont ou Aterro do Flamengo, por exemplo, cheguem ao Armazém 8 e acessem a Rodrigues Alves (transformada em Via Expressa) às avenidas Brasil e Rio de Janeiro ou Ponte-Rio Niterói trafegando sem interrupções. A distribuição do tráfego interno da Região Portuária e sua ligação entre os extremos da Região Portuária (Viaduto do Gasômetro/Rodoviária Novo Rio e Praça Mauá/Rua Primeiro de Março).
Para que isso seja possível, será construído o Túnel da Via Expressa, que permitirá que os veículos que venham do Aeroporto Santos Dumont ou Aterro do Flamengo, por exemplo, cheguem ao Armazém 8 e acessem a Rodrigues Alves (transformada em Via Expressa) às avenidas Brasil e Rio de Janeiro ou Ponte-Rio Niterói trafegando sem interrupções. A distribuição do tráfego interno da Região Portuária e sua ligação entre os extremos da Região Portuária (Viaduto do Gasômetro/Rodoviária Novo Rio e Praça Mauá/Rua Primeiro de Março).
Fonte: PREFEITURA DO RIO
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