domingo, 24 de fevereiro de 2013

SÃO CRISTÓVÃO: TRADIÇÕES, GLÓRIAS E CURIOSIDADES

Resolvi, não sei por qual motivo, falar do São Cristóvão FR. Não tenho a menor dúvida que parte das glórias do futebol brasileiro passa pelo alvinegro da zona norte. Chamado carinhosamente de São "Cri-Cri", em alusão as dificuldades que o seu time arrumava para os grandes do futebol carioca.
 
Para a torcida do São Cristóvão, a conquista do campeonato carioca de 1926 é comemorada até hoje, afinal é o único título do clube, que hoje disputa a segunda divisão do Campeonato Carioca.

O FENÔMENO


Ao entrar na sede de futebol, que fica no bairro que dá nome ao time, é possível ler a frase “Aqui nasceu o Fenômeno”. Assim, sem nenhum complemento. O fenômeno em questão é o atacante Ronaldo, revelado nas divisões de base do clube. E fez fama também por causa do gramado por anos aparado por uma família de carneiros doada ao clube.
 
UM PEDAÇO DA HISTÓRIA

Foi fundado no bairro de São Cristóvão, inicialmente um clube de regatas, com a denominação Club de Regatas São Christóvão, em 12 de outubro de 1898. Fundiu-se, em 15 de julho de 1909, ao São Christóvão Athletic Club, que se restringia apenas ao futebol, e disputava o campeonato metropolitano. A união de ambos deu origem ao atual São Cristóvão de Futebol e Regatas, em 13 de fevereiro de 1943, um novo clube, que herdou do clube de futebol a fama conseguida nos campos, já campeão carioca e com bom desempenho nos gramados.
 
A primeira partida do São Cristóvão foi disputada em 1 de agosto de 1909 contra o Piedade F.C., com o São Cristóvão tendo saido vencedor pelo placar de 5 a 1. O São Cristóvão possui um cartel que inclui 124 partidas internacionais, tendo a sua primeira partida internacional ocorrida contra marinheiros do cruzador inglês Orotawa, com vitória dos alvos por 4 a 1, em 17 de julho de 1917. No mesmo ano, em 19 de novembro, nova vitória, agora contra marinheiros do couraçado uruguaio Uruguay, por 6 a 1, tendo a sua primeira excursão ao exterior ocorrido em 1937 e as mais vitoriosas, à Europa e África, ocorridas na década de 1950.
 
CAMPEONATOS
 
Além de ter sido campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro em 1918, 1928, 1933 e 1937, foi ainda vice-campeão em outras seis ocasiões: 1920, 1925, 1927, 1938, 1940 e 1964, num total de dez decisões disputadas neste tradicional torneio.

A TAÇA DE CAMPEÃO CARIOCA DE 1926
O seu maior momento adveio quando conquistou o Campeonato Carioca da Primeira Divisão em 1926. Com uma campanha irretocável, conseguiu catorze vitórias, dois empates e apenas duas derrotas em dezoito jogos, goleando adversários expressivos, como Flamengo (5 a 0 e 5 a 1), Fluminense (4 a 2) e Botafogo (6 a 3).
Hoje, o time profissional do São Cristóvão, assim como a maioria dos pequenos do estado, entra em campo apenas três meses por ano. Nos demais, a equipe precisa ser desfeita, já que não há outros campeonatos nem geração de receita para sustentá-la. Na minha opinião a Federação deveria criar formas de ajudar a resgatar os clubes tradicionais do nosso futebol, como é o caso do São Cristóvão, Campo Grande, Bonsucesso e Cia. O Campeonato fica mais charmoso e mais atrativo.
 
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!