segunda-feira, 29 de junho de 2015

JÁ PASSOU DA HORA DE IR PARA A OFENSIVA

Nos últimos anos, o Brasil incluiu mais de 30  milhões de brasileiros na classe média, deu oportunidades a pobres e negros de ingressarem numa universidade e, hoje, já conseguimos ver médicos oriundos das classes sociais menos favorecidas. A pirâmide social engordou na sua metade e a base foi diminuída. 

Ações de valorização salarial foi uma constante nesses anos, dando oportunidade a milhões de brasileiros de terem acesso aos bens de consumo que só viam na televisão e também, de adquirirem a tão sonhada casa própria! Isto incomodou aqueles que sempre exploraram os menos favorecidos e nunca os quiseram próximo, frequentando os mesmos espaços e disputando, ainda que timidamente, as possibilidades antes exclusivas aos "bem nascidos".

A CORRELAÇÃO DE FORÇAS

Os governos do Partido dos Trabalhadores ousou a inverter a lógica que sempre perdurou no país. Os ricos cada vez mais ricos e os pobres, cada vez mais miseráveis. Desde de 2003, quando Lula assumiu o comando da nação, o PT nunca teve o poder, afinal vivemos num "presidencialismo parlamentarista". O partido da estrela precisou abrir mão de grande parte de seus objetivos para compor com a maioria do Congresso Nacional. 

Por causa do atual modelo político, a representação parlamentar não corresponde aos diversos segmentos presentes na sociedade brasileira, como os trabalhadores, os afro-descendentes, as mulheres, entre outros. Isto contribuiu para que algumas transformações necessárias para termos uma sociedade mais justa e fraterna foram deixadas de lado. É a chamada correlação de forças.

OS ARTIFÍCIOS PARA A RETOMADA DO PODER

Mas nada disto foi suficiente para aplacar a ira daqueles que odeiam ver pobres viajando de avião ou frequentando as universidades, graças ao sistema de cotas. Para retomar o poder central, as elites buscam todos os artifícios. Temos vistos no país uma perseguição implacável para inviabilizar o governo Dilma, sendo toda esta articulação montada por grande parte da grande mídia, pela Polícia Federal do Paraná e pelo Juiz Sérgio Moro, da primeira instância da Justiça Federal. 

Toda ação do juiz vira manchete nos jornais e telejornais e vêm a cada dia rasgando as garantias constitucionais e afrontando o estado de direito.  O juiz paranaense virou o "vingador" dos derrotados nas urnas em outubro de 2014, o super-homem que vai varrer a corrupção do país, como se tal desafio fosse tarefa para apenas um homem... Que segue endeusado e aplaudido pelos incautos e estimulado em sua sanha vingativa pelos maiores corruptos do país, os mesmos que foram beneficiados pela ditadura militar e construíram suas fortunas.

APROVEITANDO O MOMENTO DE CRISE

Todo este processo vem parando o país e deixando a economia fragilizada. Com isto, o Brasil deixa de gerar empregos e retorna à fatídica era dos governos do PSDB, onde não havia renda nem empregos. Lembro bem das filas de desempregados que davam voltas nos quarteirões! Esta cena foi varrida da nossa realidade, mas não está descartada seu retorno, com os rumos atuais da economia. 

É a política do quanto pior, melhor. As elites batem "panelas" desde 2003, mas não encontravam ressonância na maioria da sociedade. Hoje, com a crise econômica, em muito incentivada pelo "terrorismo" da grande mídia, esta parcela da sociedade encontra eco exatamente naqueles incluídos nos últimos anos pelas políticas sociais do Governo Federal. Afinal, quem viajava de ônibus e agora vai de avião, não quer voltar a enfrentar as longas viagens para rever suas famílias! Podemos dizer que a estrategia de fragilizar o atual governo, finalmente, começa a surtir o efeito desejado desde 2003, pelos adversários do Governo do PT.

CRIMINALIZAR O PT É NECESSÁRIO

Por isto, criminalizar o PT, os petistas e inviabilizar a candidatura do Lula em 2018 é necessário para alcançarem seus objetivos. Para isto, passam a ideia de que a corrupção neste país começou com o PT e vai terminar quando o PT for varrido da política.

JÁ PASSOU DA HORA DE IR PARA A OFENSIVA

Já passou da hora do PT e do governo Dilma dialogar com esta camada da população, que as elites consideram despolitizada e manipuláveis. Buscar apoio popular será fundamental para a sobrevivência do projeto político de transformação social iniciado no Governo Lula, Do contrário, será o fim e o retrocesso voltará. Dilma e o PT precisam denunciar e dizer claramente o que está em jogo para esta parcela da sociedade. 

Portanto, é preciso ter coragem para enfrentar as forças reacionárias e reagir de maneira veemente contra as tentativas de golpe que afrontam a nossa jovem Democracia. Acredito que não há outro caminho a ser tomado e já está ficando tarde. Infelizmente, dentro do governo e do PT, ainda há pessoas acreditando que esta tempestade passará sem o confronto político na sociedade. A direita saiu do armário e vê grandes possibilidades de retomar ao poder; logo, não irá recuar nem um milímetro na sua estratégia! Para sobreviver é necessário perder o medo da mídia e enfrentar a onda conservadora que vem crescendo.

Pelo Brasil e pelo povo trabalhador, o PT e as esquerdas não tem outro caminho.

2 comentários:

Obrigado pela participação!