domingo, 7 de junho de 2009

PESQUISA COMPROVA CRESCIMENTO DA TORCIDA DO BOTAFOGO

Uma pesquisa de opinião comandada pelo Ibope e a agência Binder, feita ano passado na região metropolitana do Rio com 3,6 mil etrevistados, demonstrou o crescimento da torcida do Fogão nos últimos anos. A nossa torcida praticamente empatou em percentual de torcedores com o Fluminense - Botafogo com 12% contra 13% daquele time. Pesquisas anteriores mostravam uma distância maior, entre dois e três pontos percentuais, em nosso estado; outras pesquisas atestam que em nível nacional estamos à frente do Fluminense.

Um número muito interessante. é que o clube com maior percentual de pessoas na sua torcida entra as classes com menor poder aquisitivo (E e D) é o Botafogo, com 24% de seus torcedores pertencentes àquelas classes sociais. Ganhamos até do Flamengo, que tem 20% de seus torcedores ali; e goleamos os tricolores nesse quesito (7%).

O Botafogo tem quase metade de seus torcedores (44%) localizados nas classes médias (classes sociais C 1 e C 2).

Trinta e dois por cento de nossos torcedores são das classes mais favorecidas (A e B); nesse sentido, o Botafogo é o clube, junto com o Flamengo, mais equilibrado entre as classes (sem grandes alterações percentuais); Fluminense mal tem torcida entre os menos favorecidos e o Vasco, desmentindo um perfil mais popular, tem mais de 60% de seus torcedores entre a classe média e alta - 36% da torcida vascaína são da classe AB (os mais ricos), só perdendo para os tricolores, que têm absurdos 46%.

Em relação à faixa etária, estamos em terceiro lugar naquela mais jovem (12 a 24 anos) e que mostra a renovação de torcedores, com 20% de nossa torcida localizadas ali; Fluminense tem 19%; Vasco e Flamengo estão empatados com 27%. O Fluminense tem a torcida mais "envelhecida" do Rio (55 a 64), com 25% de seus torcedores. Os demais estão praticamente empatados: Botafogo 18%, Flamengo 16% e Vasco 17%.

A faixa dos 24 anos até 54 anos é a que congrega a maioria dos torcedores em todos os times. O Botafogo tem 63% de seus torcedores ali (Fluminense 57%; Flamengo 58%; Vasco 56%).

Os pesquisadores também fizeram perguntas no campo ético e os botafoguenses comprovaram ser os campeões nesse quesito. Os vascaínos, ao contrário, são os mais "malandros" - 47% concordaram, por exemplo, que "o mundo é dos espertos".

Dessa forma, a torcida do Botafogo tem um perfil equilibrado em quase todos os quesitos. O que se tratando de pesquisa de opinião é uma excelente característica.

Fonte: movimentocarlitorocha.blogspot.com e Jornal O Globo

4 comentários:

  1. O TAMANHO DA TORCIDA DO MENGÃO VOCÊ NÃO FALA ... 58%! Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  2. Jorginho Bancários Rio7 de junho de 2009 às 23:30

    Legal essa pesquisa, Vinícius Mulambofoguense !! Vocês estão parecendo uma pessoa que quer perder peso e quando perde 1 kg do total de 140 kg fica super feliz falando para todo mundo, "sabe com quantos quilos eu estou 139 kg" hehehehe ...
    Abraços do amigo Jorginho !!

    ResponderExcluir
  3. Esses Burros-Negros não sabem nem ler resultados de pesquisa.

    É indiscutível o tamanho da torcida dos mulambentos !!!!

    o que está posto no artigo é a proporcionalidade das torcidas quando comparadas por classe.

    bando de jumento.

    ResponderExcluir
  4. A Timemania, que não é perfeita, tb tem seus defeitos, como instrumento de pesquisa de tamanho de torcida - mas é, ainda assim, o melhor "termômetro" - mostra o Glorioso em 9o. lugar (2010 e 2011), nas apostas. Se os torcedores de Santos, Grêmio e Inter, estimulados por seus dirigentes, não fizessem tanto "ESFORÇO CONCENTRADO" prá jogar (o que não é proibido), o GLORIOSO estaria em SEXTO lugar, SUA REAL POSIÇÃO EM TERMOS DE TORCIDA NACIONAL.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!