segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DEMOCRATIZAR O ORÇAMENTO DA CIDADE

Nos dois mandatos da gestão petista em Mauá, entre 1997 e 2004, ficou famoso o bordão “mudamos a cara da cidade”. Mas a principal marca da administração petista é a origem dos prefeitos eleitos, que participaram de organizações de trabalhadores. Outro traço presente na gestão petista é a transparência dos passos governamentais. Em fevereiro Mauá sediará a primeira conferência municipal sobre transparência e controle social.

“Como nós viemos de uma área democrática, de organização, essa postura é levada para as prefeituras com participação popular. Nós criamos conselhos, participamos de reuniões nos bairros. A população tem sempre a chance de colocar suas necessidades”, explica Oswaldo Dias, atual prefeito de Mauá.

A prefeitura petista implementou o Orçamento Participativo, que democratizou as decisões e a população pode assim escolher as suas prioridades. Esta ferramenta já existe em outras cidades como Fortaleza e Porto Alegre. O PT do Rio precisa colocar este debate nas suas prioridades aqui na cidade do Rio de Janeiro. Temos que aproveitar este momento eleitoral e levar esta e outras propostas para a sociedade.

Um comentário:

Obrigado pela participação!