quinta-feira, 8 de março de 2012

MULHERES GUERREIRAS

I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
2004 - Brasília
Dia 08 de março é uma data muito importante, afinal comemoramos o Dia Internacional da Mulher, das guerreiras, das lutadoras, que enfrentam diversos desafios no seu cotidiano e passando por cima de todos eles para conquistar o seu espaço na sociedade.
As mulheres enfrentam tripla jornada de cuida da casa, dos filhos e ainda ir para o "batente" buscar a sua sobrevivência e de sua família. Se não bastasse isto, elas enfrentam a descriminação na sociedade e no trabalho. Pesquisas apontam que as mulheres fazem a mesmas funções dos homens e ganham salários menores, elas ainda ocupam poucos cargos na direções das empresas. Exemplo claro disto é na categoria bancária, onde as mulheres são 52% da força de trabalho, mas quando ocupam cargos gerenciais são apenas 30% e a situação piora quando olhamos os cargos de direções dentro do sistema financeiro, as mulheres são apenas 10%. estes números demonstram o tamanho das dificuldades delas no mercado de trabalho.

Almoço as vezes num restaurante no centro da cidade e duas funcionárias tempos atrás estavam grávidas, tiveram os seus bebês e ontem constatei junto com o companehiro Bepe Damasco que as meninas tinham sido demitidas após o período de estabilidade. Esta é a realidade, muita coisa já avançou, as mulheres buscaram o seu espaço com muita luta, mas ainda tem uma longa estrada para ter uma sociedade em igualdade de oportunidade.

Hoje o nosso blog vem com a cor lilás em homenagem a todas as mulheres guerreiras, que lutam para construir um sociedade justa, fraterna e igualitária.

Um comentário:

  1. Parabéns Vinícius pelo enfoque que você deu na matéria. Hoje não é um dia apenas para agradar as mulheres e sim lembra a sua trajetória de lutas e de muitas conquistas. Parabéns e de voc~e não poderia esperar outro posicionamento.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!