quinta-feira, 2 de agosto de 2012

GARANTIR A DEMOCRACIA ANTES DO PLEITO

Quatro candidatos a vereador do Rio estão na mira do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) por propaganda irregular em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas. Ontem, em megaoperação da Justiça Eleitoral no Complexo da Maré, na Zona Norte, mais de 400 placas — a maioria dos candidatos Pedro Edson (PT), Paulo Messina (PV), Del (PMDB) e Teresa Bergher (PSDB) — foram apreendidas nos muros das casas. O material foi colocado sem a autorização dos moradores, conforme noticiou a matéria do Jornal O Dia.

A ação durou quatro horas e percorreu todas as localidades da comunidade com 70 fiscais do TRE-RJ e 252 policiais federais, militares e civis. Um helicóptero e dois blindados da Polícia Civil deram apoio. No Parque União, o centro social Tecnobox, que seria vinculado ao candidato Pedro Edson, foi lacrado. No local, foram encontradas fotos do político, um carro de som e mais de 200 placas do candidato.
PEDRO EDSON SE JUSTIFICA

Depois do episódio, o candidato do PT disse que pensa em abandonar a candidatura. “Estou decepcionado. Sou uma pessoa do bem e não tenho privilégios na Maré. Vou conversar com a minha família e retirar minha candidatura”, esclareceu Pedro Edson. Ele disse que nasceu e morou durante 30 anos no Parque União. Sobre o centro social, o político disse que o estabelecimento pertence à associação de moradores. “Eu nunca tive centro social na comunidade. Não vivo de política, e este não é meu trabalho. Sou empresário do ramo de limpeza e conservação e me candidatei para ajudar o lugar onde morei”, completou.
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE-RJ) vai encaminhar ao TRE-RJ um relatório sobre a localização das placas. A maioria estava pendurada no muro das casas, de frente para a rua, o que de acordo com o TRE caracteriza infração à lei porque a propaganda não pode ficar em local público. Os candidatos podem receber de R$ 5 a R$ 25 mil em multa por propaganda irregular.

Ontem, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ) distribuiu no Complexo da Maré folhetos que alertam moradores que é crime comprar e vender voto. A iniciativa faz parte da operação de fiscalização de propaganda irregular do TRE em regiões dominadas pelo tráfico e por milícias.
Em duas sermanas de funcionamento do Disque-Denúncia, a PRE-RJ recebeu 11 ligações. “Os relatos são diversos, mas a maioria é sobre a coação para angariar votos e envolvimento de milicianos nas candidaturas”, contou o procurador Maurício da Rocha Ribeiro. O telefone para o eleitor denunciar as irregularidades é 2253-1177.

Agora o TRE precisa ir é para a Zona Oeste da cidade, onde a intimidação é muito maior, o tribunal não pode fazer apenas uma ação para "inglês ver", precisa realmente garantir a democracia antes do pleito do dia 7 de outubro.

Fonte: Jornal O DIa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!