sábado, 24 de janeiro de 2015

BOTAFOGO: DEMOCRATIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS

Resolvi escrever um pouco como estou vendo o cenário do clube e reafirmar algumas propostas que defendemos no último processo eleitoral, espero que não seja entendida como uma cobrança e sim, uma ação propositiva para ajudar esta direção a levar o nosso Glorioso ao seu verdadeiro e único lugar, o topo do cenário esportivo nacional.

BOTAFOGO: DEMOCRATIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS

Nós, alvinegros, vivemos um verdadeiro pesadelo desde o início do ano de 2014. Um furacão de irresponsabilidade passou pelo clube e levou o Botafogo a um estágio muito perigoso, colocando em risco sua sobrevivência histórica, como potência esportiva no cenário nacional. Esperamos que tudo seja apurado e os responsáveis punidos.

Muito disso aconteceu porque os mecanismos de controle do clube são falhos e ultrapassados; precisamos inovar e propor uma reforma estatutária, que inclua uma gestão moderna e profissional, democratizando o clube.

O Botafogo é um dos clubes mais fechados e antidemocráticos do Brasil. Por isso mesmo, precisamos ter um estatuto que possa dar condições às futuras gestões e à atual de dirigir o clube com o dinamismo necessário para que o clube volte ao topo do futebol brasileiro; precisamos tirar as “amarras do século passado” e assim construir uma nova história para ser contada pelas gerações futuras.

O Glorioso tem uma linda história ligada a grandes craques - talvez a maior galeria do Brasil, que precisa continuar a ser contada e valorizada. Mas o Botafogo também precisa ter condições de escrever uma nova história, para uma nova geração de alvinegros.

É verdade que temos apenas dois meses de gestão e atual direção assumiu em meio a um completo caos financeiro, administrativo e ético, vem enfrentando, corajosamente, os desafios que tem pela frente. Inclusive deram o primeiro passo para valorizar o titulo de sócio proprietário do clube, concedendo o direito a esses associados de terem acesso aos jogos do time profissional - esta era uma das propostas da Chapa Alvinegra, da qual fui o candidato a presidente. Já avançaram na volta ao Ato Trabalhista e no pagamento da Timemania, trazendo de volta o mínimo de oxigênio que o clube precisa para se recuperar.

No entanto, necessitamos que seja incluído, em uma futura reforma estatutária, o direito do sócio torcedor de votar nas eleições do clube, criando um período de transição para que ele (o sócio torcedor) possa optar pelo direito de adquirir o título de Sócio Proprietário, com desconto, depois de um período pagando o ST em dia. Além disso, propormos que seja regulamentado – isto não precisa de reforma estatutária – a figura do Sócio Contribuinte, que já consta no estatuto.

A profissionalização das futuras gestões é fundamental para o sucesso do clube. Inclusive defendo que comece a valer a partir de agora. Afinal, o Botafogo precisa ter todos os seus dirigentes focados 24 horas por dia dentro do clube.

Presidente Carlos Eduardo, não perca esta oportunidade de revolucionar e democratizar o Botafogo! Sua gestão tem esmagadora maioria no Conselho Deliberativo e só não vai fazer uma ampla reforma estatutária se não quiser.

Diversos amigos e companheiros que estiveram junto comigo no último processo eleitoral, estão ajudando o clube dentro de suas limitações, inclusive, pessoalmente tenho ajudado quando sou solicitado, afinal o Botafogo sempre esteve acima de tudo, mas não vou abrir mão de fazer propostas e defender minha visão para que o Botafogo volte a ser forte e poderoso. Sei que alguns podem achar cedo demais, mas na minha opinião, não tem tempo para se fazerem sugestões, afinal, é dessa forma, que entendo um processo de recuperação do Botafogo, com uma gestão profissional, democrática e com a torcida ao seu lado e definindo os seus destinos.

Saudações Alvinegras!


Vinícius Assumpção – Sócio Proprietário 7710

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!