sábado, 10 de janeiro de 2015

JEITINHO BRASILEIRO

Fico feliz quando vejo diariamente os amigos debatendo a luta contra a corrupção, que vem acontecendo no país. Mas paro para pensar se esta vontade é pra valer ou apenas um oportunismo para desgastar o PT, influenciado pela grande mídia que não tem seus interesses atendidos neste atual governo, afinal são os representantes das elites egoístas deste país.

Alguns anos atrás fui parado num blitz e tive o carro apreendido, estava com o documento atrasado e falei para o policial que ele fizesse a sua tarefa, afinal estava errado. Fui repreendido pelo amigo que estava ao meu lado, inclusive me chamando de "otá....", mesmo eu falando para ele que esta é a Lei e eu deveria cumprir. Já na época falei para este amigo, que reclamava dos políticos e que ele estava fazendo igualzinho. 

Outro dia vi uma matéria de saque em um supermercado no interior do Rio Grande do Sul, com as pessoas avançando no estabelecimento arrombado por bandidos que levaram o cofre e deixaram as portas abertas. estavam todos eles participando do roubo de uma forma ou de outra. Com certeza a sua grande maioria deve ficar no seu cotidiano "bradando" contra os políticos e a corrupção.

Sempre o brasileiro acha um jeitinho de levar vantagem em alguma situação e depois reclama dos políticos como se eles fossem de Marte e não do meio em que vivemos. A corrupção em nossa sociedade, está na cultura, realizar uma trapaça é ser o esperto e o honesto é o bobão.

O jeitinho brasileiro está presente no cotidiano das pessoas como uma forma de obter um rápido favor para si, às escondidas e sem chamar a atenção. Por isso, o jeitinho pode ser também definido como "molejo", "jogo de cintura", habilidade em se "dar bem" em uma situação apertada, onde a versatilidade é o ponto ideal para encontrar os resultados desejados em curto prazo, principalmente porque quando se fala em jeitinho, a primeira coisa que vem à mente é algo como: suborno, esperteza ou ambição.

Não quero me postar de infalível, tenho os meus defeitos, precisamos fazer um debate mais profundo sobre nossas atitudes no cotidiano, na busca de uma sociedade mais humana, honesta e fraterna. Acho que este atual governo vem enfrentando de forma muito dura a corrupção, que sempre esteve no nosso meio e só agora é enfrentada de frente. Mas não podemos ficar no denuncismo e achar que todos que estão na política são corruptos, conheço muita gente de bem que faz política para transformar a sociedade e valorizar cada vez mais a coletividade. 

O Brasil é um dos melhores países do mundo para se viver, não só por causa de um território que não tem furacões e terremotos, sim pelo seu povo trabalhador e tenho a certeza que podemos melhorar enquanto sociedade e essa é a minha esperança para 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!