quarta-feira, 15 de julho de 2015

CONHECENDO TODAS AS DIVISÕES DO BRASILEIRÃO

Sei quanto o futebol muda a cada momento, mas vou tentar fazer algumas analises e informar como vão as quatro divisões do futebol brasileiro. Ao todo estão em atividade nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro exatamente 100 equipes que assim estão divididas: Série A (20 times), Série B (20 times), Série C (20 times) e Série D (40 times).  


O Brasileirão da Série A chegou a 34% com 13 rodadas, embolado e com muita indefinição. O líder é o Atlético-MG (29 pontos) que vem apresentando o melhor futebol e seguindo bem de perto pelo Fluminense (27). Aliás o tricolor parece que encontrou uma boa química e vem numa crescente. Completam o G4, o Corinthians (26) e Grêmio (26) que também vem apresentando um bom futebol. Brigando para entrar no grupo de classificação da Libertadores e que vão brigar pelo título estão: São Paulo (24), Sport (24) e Palmeiras (22), apesar de achar que o Sport não terá oxigênio suficiente até a reta final. 

Neste momento são sete equipes que vão brigar pelo título e as vagas pela Copa Libertadores. Ainda podem crescer o Cruzeiro (16) e o Internacional (16). Para brigar por posições no topo. O Flamengo e Santos precisam melhorar muito, neste momento lutam para fugir do fantasma do rebaixamento.

Joinville (8), Vasco (9) e Coritiba (9) são sérios candidatos ao rebaixamento. Goiás (13), Figueirense (15) e Avaí (16) vão brigar até o final permanecer na primeira divisão em 2016. O Atlético-PR (19) e Chapecoense (19) parecem que vão ficar pelo meio da tabela. Não coloco a Ponte Preta (17) nesta situação, afinal vem caindo de rendimento e perdeu o seu melhor jogador e articulador, Renato Cajá.

ESTATÍSTICAS

*MAIS VITORIOSO (9 Vitórias)
Atlético-MG

*MELHOR ATAQUE (28 Gols)
Atlético-MG

*MELHOR DEFESA (8 Gols)
Corinthians

*MAIS VITORIOSO COMO MANDANTE (6 Vitórias)
Grêmio e Sport

*MAIS VITORIOSO COMO VISITANTE (4 Vitórias)
Atlético-MG

*MENOS VITORIOSO (2 Vitórias)
Coritiba, Vasco e Joinville

*PIOR ATAQUE (5 Gols)
Vasco

*PIOR DEFESA (21 Gols)
Santos e Vasco

*MENOS VITORIOSO COMO MANDANTE (1 Vitória)
Flamengo

*MENOS VITORIOSO COMO VISITANTE (0 Vitória)
Sport, Santos, Coritiba e Vasco 

*ARTILHEIROS
Ricardo Oliveira / Santos - 8 gols
Thiago Ribeiro / Atlético-MG - 6 gols
Jadson / Corinthians - 5 gols
Fred / Fluminense - 5 gols
Rafael Marques / Palmeiras - 5 gols
Renato Cajá / Ponte Preta - 5 gols
André / Sport - 5 gols


Com o mesmo regulamento da Série A, 20 equipes jogando entre si em ida e volta, a Série B vem bastante equilibrada e já ultrapassou a 30% do campeonato. O líder é o Botafogo (24 pontos) que vinha com certa folga e nas últimas rodadas jogou tudo fora, e agora vem embolado com outras equipes na luta pelo acesso. Colado ao Botafogo, aparecem: América-MG (24), Bahia (24), Náutico (24) que estão no G4. Próximos a este grupo vem: Vitória (23), Paysandu (22), Sampaio Corrêa (21) e Macaé (21). Até o momento são os clubes que vão lutar pelas quatro vagas do acesso a Série A. 

No início do Campeonato colocava na disputada pelo acesso, o Ceará (7), Criciúma (15) e o Santa Cruz (15). O time cearense está comprometendo todo o campeonato com esta pífia campanha. Os pernambucanos e os catarinenses ainda podem reagir, mas vão precisar melhorar muito.

Na luta para fugir do buraco da terceira divisão surge como "favoritos", o lanterna Mogi Mirim (7 pontos), Ceará (7), Atlético/GO (9) e o Boa Esporte (11). Esses quatro estariam rebaixados caso o campeonato acabasse agora. Na luta ainda estão: Paraná (12), Luverdense (12) e Oeste (13).
Bragantino (16), ABC (16) e CRB (15), não devem correr riscos de rebaixamento e nem devem ter forças para chegar entre os quatro que vão garantir o acesso.


O Campeonato Brasileiro da Série C conta com 20 times divididos em dois grupos em sua primeira fase, com dez times em cada. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para às quartas de final. Nas semifinais, já teremos os quatro times classificados para a Série B em 2016. Os dois últimos de cada grupo serão rebaixados para a Série D.

No GRUPO A, o Fortaleza (16 pontos) vem com uma certa tranquilidade na liderança, seguido pelo Vila Nova (13), Asa (13) e Salgueiro/PE (12). O América/RN (11), Botafogo/PB (9) e o Confiança/SE (9) ainda lutam pela vaga nas quartas de final. Neste grupo lutam contra o rebaixamento, o Cuiabá (4), Águia de Marabá (4) e Icasa (3).

No GRUPO B, líder é o Brasil de Pelotas (15), seguido de perto pelo Tupi/MG (15). Completam o G4, o Londrina (12) e Juventude (11). A Portuguesa/SP (10) continua na briga. A Tombense/MG (8) e o Guarani/SP (7) correm riscos de rebaixamento como também podem lutar pela parte de cima da tabela. Lutam contra o rebaixamento, o Caxias/RS (4), Madureira (4) e Guaratinguetá (3).


São 40 times divididos em 8 grupos de 5 times cada e os dois primeiros de cada grupo passando para as oitavas de final em jogos de ida e volta e assim até a grande decisão. Os quatro semifinalistas já estarão com o acesso garantido a Série C. Não tem rebaixamento, já que os estaduais são classificatórios para esta divisão do campeonato brasileiro.

O campeonato começou no final de semana passado e temos equipes conhecidas do torcedor brasileiro como o Remo/PA, Campinense, Treze, Caldense, Comercial/SP, Botafogo/SP, Gama, Duque de Caxias/RJ, Vila Nova/MG, Resende/RJ, São Caetano e Volta Redonda.

Mas já começou com polêmica. O Náutico-RR empatou em 1x1 com o Nacional-AM e nenhum de seus atletas estão do BID da CBF e portanto colocou um time inteiro irregular e pode com isto perder de 4 a 43 pontos. Vamos acompanhar esta polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!