quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ITAÚ E BRADESCO LUCRAM MAIS DE 40 BILHÕES

A cada dia cresce os lucros dos banqueiros e a exploração de seus trabalhadores 
O país em crise econômica, os bancos lucrando bilhões e ninguém na grande imprensa questiona ou fala algo sobre o papel do sistema financeiro na nossa sociedade. Para onde vai e para que serve tanto lucro?

O Bradesco anunciou o lucro líquido de 2015, R$ 17,2 bilhões, um crescimento de 14% e o Itaú, R$ 23,4 bilhões, um aumento de 15% em relação ao lucro anterior. Mesmo com toda esta lucratividade, os banco continuam a demitir trabalhadores e aumentando o exército das pessoas que procuram empregos no país.

Parte dos lucros partindo para outros destinos e a sociedade "chupando os dedos"
Mais desemprego, mais miséria, mais crise, menos consumo, menos produção e assim os banqueiros vão alimentando a roda da crise econômica. Boa parte deste lucro vai parar no exterior em investimentos em diversas empresas e bancos multinacionais.

A grande imprensa, nada ver, nada escuta e nada fala
No achei uma linha editorial em nenhum jornal de grande circulação no país. O Jornal O Globo, Folha de SP, Estadão, nadinha. Sintonizei minha TV na Rede Globo, no Jornal da Band, da Record, no SBT, e nenhum comentarista dos telejornais sequer teceram qualquer comentário sobre o assunto. No Governo também não qualquer sinal de insatisfação com a atual situação. Não vejo nenhuma tentativa de andar por dentro do Congresso Nacional a Reforma do Sistema Financeiro.

Para onde vai toda esta lucratividade? A sociedade  brasileira precisa com urgência realizar este debate, afinal os banqueiros conseguem seus lucros através da nossa sociedade e parte disto precisa ser revertido em investimentos para educação, saúde e principalmente, na habitação e na geração de renda. 

A Ganância dos banqueiros não tem limites!
Não é aceitável que empresas como o Bradesco e o Itaú, lucrarem tanto e ainda demitirem seus trabalhadores. O Brasil precisa trazer de volta o debate sobre a Convenção 158 da OIT, que obriga as empresas com altos lucros, justificarem os cortes a sociedade. É o mínimo que os banqueiros podem retribuir para a nossa sociedade, manter os empregos de seus funcionários.  

Assim a vida segue a vida, os trabalhadores pagando pela crise e os banqueiros enchendo cada vez mais os seus cofres e a nossa sociedade assistindo a tudo isto calada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!