segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

UM DEBATE POLÍTICO NO WHATSAPP

Na última terça-feira (26/01), num grupo de amigos no aplicativo whatsapp, entrei num debate sobre uma série de postagens mentirosas e inventadas (fakes) que rolam pelas rede sociais e montadas por grupos contratados, pela oposição ao governo federal e ao PT.

Ao final como sempre acontece, infelizmente nos dias de hoje, rola uma agressão. Isto num grupo de amigos onde todos se conhecem a mais de 20 anos. Isto tudo reflete o que a grande mídia vem "patrocinando" diariamente, a intolerância na sociedade.

Vou fazer um resumo sobre o debate e verão o quanto faltam argumentos a quem critica o PT, o Lula e o atual governo. É sempre um discurso montado e repetido. Já virou um jargão: Lula e o PT são ladrões.

UM DEBATE NO WHATSAPP

Logo de manha de uma terça-feira um amigo postou uma suposta entrevista com o Juiz Sérgio Moro, da Vara Federal do Paraná. Um texto que roda na internet a mais de dois anos e só trocam as data da suposta "tal" entrevista. Nesta postagem estava atualizada com o dia 24 de janeiro de 2016.  O texto passa uma imagem que o juiz Sérgio Moro é o salvador do país, que ele e sua família sem sendo ameaçados e que o juiz pede ajuda aos brasileiros para prender o Lula,

Estou jurado de morte diz, logo após iniciar a conversa. Ele agita a perna direita numa rapidez angustiante. Lança olhares frequentes em direção à janela, como se alguém pudesse escalar até a janela.

Pode escrever aí: irei prender o Lula. Já tenho todas as provas documentais reunidas, é um material robusto de 14 mil páginas. Não há escapatória para Lula e sua família. Como juiz, serei obrigado a pedir sua prisão. Porém, isso causará uma comoção nacional devido ao fato de ser um presidente ainda querido por certa parcela da população. Assim, precisarei de muito apoio popular. É preciso que as pessoas se reúnam e manifestam apoio ao Estado Democrático de Direito. Ninguém está acima da lei...

No mesmo texto imaginário sua mulher liga e fala que está sendo seguida e assim o juiz encerra a "tal" entrevista e o texto pede a todos que compartilhem a postagem, para ajudar o juiz prender o Lula em nome da decência.

Que decência é essa de um texto mentiroso e que coloca uma fonte que não existe no Brasil. A fonte que o texto cita, o Correio da Manhã, é um jornal de Portugal. Esta é a decência da direita deste país.

Fiz uma postagem que reproduzo abaixo sobre o texto:

O Sérgio Moro só prende e caça os petistas, é um jurista tucano, de justiceiro não tem nada. Prender o Lula? Qual acusação? Você é trabalhador e caindo nessa, reproduzindo postagens fakes.

Manda o Moro prender o Eduardo Cunha, o Aécio Neves, o Maluf, o FHC, o Anastásia, todos tucanos ou aliados da oposição, amigos dos banqueiros, da Veja e da Rede Globo. Esses são os verdadeiros corruptos que roubam este país a mais de 500 anos, estão soltos e NUNCA serão presos, porque a justiça deste país defende os ricos e poderosos. Atacam o Lula, porque foi o único que ousou a inverter as prioridades deste país e fazer um governo para a maioria da população. Não esqueçam do Brasil de FHC...

...No Brasil de FHC, as privatizações levaram bilhões dos cofres públicos, salvaram banqueiros com o dinheiro dos nossos impostos, O PROER. Naquela época, 21% da população economicamente ativa estava desempregada. Aqui no Rio, tínhamos 70 mil bancários (minha categoria) nos bancos, ao final do seu governo, 2002, chegamos a 28 mil Bancários...

...O país estava no mapa mundial da fome. A cada 1.000 nordestinos que nasciam, 150 morriam de desnutrição infantil. Só os filhos das elites estudavam nas universidades públicas, não existiam programas sociais e o déficit habitacional chegava a ser o 5º maior do mundo. Este sim era o Brasil da vergonha e da corrupção por debaixo dos panos e encoberto pela grande mídia que também mamava nas tetas do estado brasileiro enquanto nos trabalhadores...

...Sou a favor de TODOS os corruptos na cadeia e não só quem interessa a minoria elitista da população!"

e o debate continua...

Ai outro participante amigo do grupo, fala que o mal do PT é que nem roubar direito sabe e que tudo tinha que ser privatizado e que o governo tem que cuidar da saúde, educação e segurança e ponto! Não é ficar mamando na teta!! Tinha que ter privatizado tudo!! O PT faliu o Brasil!

Fiz uma nova postagem...

Alguns podem ter manchado a história de lutas do PT e estão pagando, outros estão injustiçado, mas cadê os outros, os adversários do PT que atacam a Dilma e o Lula? Provem algo contra eles... Nada até agora e nem vão provar... Sabe porque?... Não tem nada. A Veja e a Globo querem o golpe neste país. Será que vocês já pararam para pensar o porque de tanto ódio da família mais rica do país ao PT????? Ou alguém acredita que a família Marinho é honesta???...

O estado precisa ser indutor das políticas públicas, o setor privado não faz isto. É balela! Em vários países do mundo que fizeram este caminho estão voltando atrás. O Brasil enfrenta uma crise sim... Agora quebrado? Isto a Globo tenta passar para tentar o golpe.  O Brasil de FHC a situação era muito pior!

Ai outro amigo também entrou no debate...

Pessoal.  Prova contra o Lula? Precisa? Tente aumentar seu patrimônio ex:   de R$ 100 mil para R$ 200 mil e veja o que acontece?  Receita Federal te fode a vida. Agora o Lula, paupérrimo, ex metalúrgico,  acredito que nunca trabalhou como a maioria de nós trabalhamos,  assalariado,  com filhos e mulher para sustentar . Expliquem a evolução patrimonial desse homem e de sua família.  É inexplicável e a receita nada fez, a PF nada faz.  Fala sério.  Não precisa provar nada....

Ai outro entrou e  mandou essa, "Vai junto com o PT para onde merece, a cadeia"... Fiz uma resposta dura e pautada na ética que sempre me norteou na vida. Hoje no Brasil não precisa ter provas se acusação for contra um petista ou o PT. basta a Globo, a Folha, a Veja, a Época publicarem algo e tudo vira verdade, mesmo muita coisa armada para parecer verdade absoluta. 

A população não acredita que a nossa imprensa - boa parte de dela - pode e faz matérias armadas e inventadas, para criar um clima de ódio e incompreensão na sociedade. É isto que perdura e apenas contra um lado. 

No bate-papo - se assim posso chamar - esquentou ainda mais e no final as amizades de anos falaram mais alto.

3 comentários:

  1. O futebol também machuca amizades quando é usado de forma desrespeitosa.

    ResponderExcluir
  2. Boa, Vinícius. Acho, até, que esse bate papo, já deveria ter acontecido e a defesa de Lula, Dilma, PT e de seus vários quadros honestos e de grande expressão nos movimentos sindicais e sociais, têm que ser defendido por nós, sem qq constrangimento.Quem se diz petista e expõe 'mazelas' criada pela mídia de esgoto, não tem consciência política nem maturidade ideológica com relação ao partido que fundou. No fundo se transformaram em 'inocentes úteis' utilizados pela contra informação, onde a mídia tem papel primordial, pautando a canalhice jornalística, como sempre fez na história da política brasileira. Para se manter a amizade, é melhor não se entrar nessa discussão e manter a opinião através do blog, divulgando os fatos e a verdade sobre os fatos. As vezes nossos amigos são tomados pela doença infantil do esquerdismo. Não aguentam a pressão. Manter as amizades faz bem, mas algumas também tem prazo de vencimento na discussão política. Avaliar, faz bem.Vou retransmitir no blog do Marat Calado Saudações
    Marat

    ResponderExcluir
  3. Vinicius, hoje a intolerância política de alguns vem destruindo até casamentos e relações familiares. Um absurdo o que a mídia vem fazendo com a nossa sociedade, na busca pelo poder político do país.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!