segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

OS OITO HOMENS DE OURO DO PLANETA TERRA


Pode acreditar, apenas 8 habitantes do Planeta Terra detém a mesma riqueza que 3,6 bilhões de terráqueos mais pobres. Um estudo da Oxfam, que foi divulgado no último dia 16, revela o tamanho da concentração de riqueza no mundo capitalista.

Esta concentração de renda tem consequências desastrosas para toda a sociedade. Com o aumento da miséria, a violência vem logo atrás. O pior é que a tendência do estudo é de aumento da concentração de renda. 

Você deve ficar curioso para saber quem são os "oitos homens de ouro do planeta" divulgado pela Oxfam, baseado no Credit Suisse Wealth Report 2016 e na lista de milionários da Forbes. Então vamos a eles:

Bill Gates, criador da Microsoft, tem uma fortuna avaliada em 75 bilhões de dólares.
Amancio Ortega, da grife espanhola Zara, tem acumulado 67 bilhões de dólares.
Warren Buffet, da Berkshire Hathaway, com 60,8 bilhões.
Carlos Slim, do setor de telecomunicações, com 50 bilhões.
Jeff Bezos, da Amazon, com 45,2 bilhões.
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, com 44,6 bilhões.
Larry Ellison, da Oracle, com 43,6 bilhões.
Michael Bloomberg, da Bloomberg LP, com 40 bilhões.

Para se ter uma ideia do tamanho da concentração da riqueza. Nos próximos 20 anos, 500 indivíduos passarão mais de 2,1 trilhões de dólares para seus herdeiros. isto significa uma soma maior que o PIB da Índia, que tem 1,2 bilhão de habitantes.

Boa parte dessas fortunas foram acumuladas durantes décadas e são oriundas de heranças, mas são engordadas pela estratégia das empresas de aumentar sua lucratividade, com o pagamento mínimo de impostos, utilizando para este fim os paraísos fiscais ou promovendo a concorrência entre países. Além de manter a política de pagar altos dividendos aos acionistas e para conseguir este objetivo, demitem e arrocham cada vez mais os salários de seus trabalhadores.

Só para efeito de comparação, na década de 70 no Reino Unido, 10% dos lucros das empresas eram distribuídos aos acionistas. Hoje, o percentual é de 70%. Houve uma transferência de recursos brutais para uma minoria, em detrimento da maioria e da sociedade.

O estudo da Oxfam, também divulga outra estratégia das empresas para aumentar os lucros, a utilização do financiamento das candidaturas políticas e assim conseguem benefícios ainda maiores. Constroem uma maioria no parlamento que passa a trabalhar para os seus interesses e não para a sociedade. É uma maioria da população elegendo os parlamentares de forma direta, mas eles trabalhando para os ricos, afinal são eles que "bancam" suas milionárias campanhas. Conheço um país onde isto ocorre com muita frequência!

Infelizmente a tendência do acumulo do capital, cresce em todo o planeta.

Um comentário:

Obrigado pela participação!