terça-feira, 24 de janeiro de 2017

TAXA DE DESEMPREGO AMPLIADO DO BRASIL CHEGA A 21,2%

A taxa de desemprego ampliado do Brasil, no terceiro trimestre de 2016, bateu a marca de 21,2%, quase o dobro do desemprego oficial. São aproximadamente 23 milhões de brasileiros que estão desempregados ou subutilizados. A Taxa de desemprego oficial ficou em 11,8% no mesmo período.

A chamada Taxa de Desemprego Ampliado diz respeito à soma dos desempregados efetivos, quem faz o chamado "bico" por falta de opção, quem trabalha menos do que poderia e quem desisitiu de procurar trabalho.

O estudo comparativo com outros países foi feito pelo banco Credit Suisse e revelou que o Brasil está entre os recordistas globais do desemprego ampliado. A média dos países analisados foi de 16,1%. O México ficou com 18,3%, e Turquia com 15,9%, que são países com renda comparável ao Brasil. Os países afetados profundamente com a crise internacional, são: Grécia (31,2%), Espanha (29,75%), Itália (24,9%), Croácia (24,6%) e Chipe (23,8%).

O levantamento indica que o Brasil tem a sexta maior taxa de desemprego ampliado entre os 31 países desenvolvidos emergentes que foram avaliados. E pensar que o Brasil em 2009, tinha uma taxa de desemprego em torno de 4%, muito perto do pleno emprego.

Tudo mudou muito rápido e nada me tira da cabeça que os grandes culpados desta crise são os golpistas, que pisaram fundo na "pauta bomba" na Câmara dos Deputados, liderados pelo presioneiro e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. 

As elites na sua ânsia de retomar o poder, sem o voto democrático, pisou fundo no acelerador e levou a economia para o fundo do poço. Para eles era necessário criar a crise na economia para ter apoio na sociedade a proposta do golpe. Eles acreditavam que bastavam tirar o PT do poder, que eles recuperariam a economia automaticamente. Pisaram tão fundo no acelerador que levaram a economia para o colapso e agora levará um bom tempo, maior que eles pretendiam, para o país voltar a gerar emprego e renda.

As perspectivas não são boas, a pauta recessiva do governo golpista de Michel Temer, não dará vigor necessário que a economia precisa. Enquanto isto, os paneleiros ficam repetindo que a culpa é do PT, os trabalhadores vão pagando com seus empregos.

Resta agora aos trabalhadores a união necessária para retomar as lutas e levar milhões às ruas para exigir dignidade e a manutenção dos seus direitos. Dia 05 já tem manifestação em todo o Brasil, contra a Reforma da Previdência. O que você está esperando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!