terça-feira, 18 de abril de 2017

DÍVIDA PÚBLICA DEVE ULTRAPASSAR A 80% DO PIB

A imprensa brasileira vem até se esforçando para tentar passar uma imagem que o Brasil está crescendo, assim deixar uma mensagem que o golpe valeu a pena. Mas o que aconteceu é que apostaram na crise econômica para facilitar a retirada do PT do poder, mas não apostaram que a economia iria para um buraco tão fundo e agora não conseguem achar a saída.

O maior sinal que o país não consegue se recuperar é que sua dívida pública deve ultrapassar a marca de 80% do PIB.

O Fernando Henrique Cardoso assumiu o país com uma dívida pública de 34% do PIB, privatizou boa parte do patrimônio público, duplicou a dívida externa, deixou milhões de desempregados e quebrou o país três vezes, quando recorreu a empréstimos ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Deixou o Brasil com a dívida pública no patamar de 76%. Mas a imprensa a época dizia que ele modernizou o país

O Lula assumiu o país e recapitalizou a Petrobrás, transformando na segunda maior petrolífera do mundo, pagou a dívida externa, sem entregar nenhum patrimônio do povo para isto. Mesmo a imprensa dizendo que a gastança do PT quebrou o país, Lula entregou o Brasil, com uma dívida pública menor em 13%, no patamar de 63% do PIB. O quadro acima explica bem como foi a evolução da dívida pública nos últimos anos.

Em 2014, o déficit público, no governo Dilma, foi somente de R$ 17 bilhões e a imprensa dizia que o país estava quebrado. Agora, no governo Temer, o déficit público, chegou a R$ 26 bilhões, somente em fevereiro de 2017. è assim que a imprensa diz que os golpistas estão consertando a economia.

Os governos do PT, foram os que mais investiram no social, em toda a história do Brasil, mesmo assim teria entregado o país com um endividamento menor do que recebeu do FHC, o queridinho da classe dominante e da imprensa.

A pauta econômica defendida pelos economistas da Globo News, é a causadora desse desastre que só foi possível com o golpe de retirar do poder uma presidenta legitimamente eleita. A credibilidade só vai voltar a hora que o povo puder escolher seu novo comandante de forma democrática. 

O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Gustavo Castañon, disse: "Só completos ignorantes podem achar que foi a roubalheira em obras que quebrou o país, com um governo que não investe nem 4% do PIB. A única roubalheira que quebra esse país a 22 anos são as taxas de juros mais altas do mundo."

Fonte: Instituto Lula e Tijolaço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!