terça-feira, 4 de abril de 2017

FRUSTRAÇÃO PARA OS CICLISTAS E DOR DE CABEÇA PARA A PREFEITURA


Uma obra super esperada por quem gosta de pedalar, virou uma dor de cabeça para a prefeitura e frustração para os ciclistas. A parte da Ciclovia Tim Maia, no Av. Niemeyer ainda continua interditada e sem prazo para abertura.

Com problemas estruturais o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, indicou que a ciclovia precisa de de algumas intervenções para reabrir, mesmo que o trecho que foi atingido já tenho sido refeito.

O presidente do Crea, Reynaldo Barros, pontuou que o problema determinante para a tragédia foi a falta de fixação para as bandejas, que estavam apenas posicionadas sobre os pilares de sustentação. Os problemas identificados no laudo divulgados hoje (28) não interferiram no incidente.

"Não foram esses problemas que determinaram o acidente. Foi o impacto da onda, em função das características da obra. Os tabuleiros eram apenas apoiados. A onda ofereceu um impacto de baixo para cima e virou o tabuleiro," disse.

O local do acidente já foi refeito, mas, segundo o Crea, foram encontrados sinais de fratura do concreto na ligação das vigas com os pilares, o que pode ser resultado de um longo trecho sem intervalos para a dilatação do material, já que os vãos entre as bandejas foram unificados no reparo. O trecho também tem pontos de corrosão por falta do cobrimento adequado dos materiais.

Na ciclovia, o Crea identificou que a maioria dos blocos de fundação já apresenta fissuração considerável devido à incompatibilidade dos materiais com o ambiente agressivo. "Esta degradação comprometerá a integridade e a segurança da estrutura em curto prazo", alertou o texto utilizado na apresentação do Crea, que recomendou a interdição da ciclovia ao menos até agosto para que sejam feitos os reparos.

As juntas de dilatação também apresentam problemas, como a falta de vedação suficiente e a inexistência de uma abertura mínima que permita a movimentação dos materiais. Em alguns trechos, a vedação foi feita com madeira, que já apresentava sinais de apodrecimento. As juntas são necessárias para que as variações de temperatura não comprometam a estrutura.

Materiais pré-fabricados utilizados na obra também apresentam muitos pontos de corrosão, por não terem recebido o cobrimento de concreto adequado. "Este fato compromete de forma muito intensa a durabilidade da obra em primeiro plano, e sua segurança ao longo do tempo", diz o Crea.

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