quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O BOTAFOGO NÃO TEM OUTRA SAÍDA.

O debate do momento no Botafogo, é a possibilidade de profissionalizar o futebol do Botafogo, através de investidores. Mas o modelo de todo este processo ainda não foi divulgado ou sequer proposto ao clube oficialmente. O que temos é muita gente conjecturando sobre o assunto. No popular muito "palpiteiro" e "adivinhador".

Sempre defendi a profissionalização total do clube e não só do futebol, mas de concreto apenas a intenção dos irmãos Moreira Salles de ajudar o Botafogo sair do buraco, por causa das sucessivas administrações desastrosas, que não enxergaram a evolução do mercado e fizeram o clube parar no tempo. 

Desde a era Charles Borer, a única que tentou levar o Botafogo para o caminho da profissionalização, foi a do Bebeto de Freitas, com uma série de mudanças estatutárias e a criação da Companhia Botafogo, que poderá ser usada em todo este processo, mas suas brigas internas criaram grandes dificuldades. 

Infelizmente, a gestão do Maurício colocou tudo a perder. Na atual direção, reconheço o esforço, mas a teimosia de não enxergar a mudança e a evolução dos tempos, coloca o clube a beira do abismo, com o amadorismo que fica evidente na administração do futebol. A culpa não é individual, sim de uma concepção e visão de clube amadora, como se o Botafogo tivesse dono e que só alguns dirigentes, ou apenas um grupo político, seriam suficientes para resolver o grave problema financeiro do clube, que tem a maior dívida do futebol brasileiro.


Como é de conhecimento de todos, os irmãos Moreira Salles são botafoguense fanáticos e querem realmente ajudar o clube. São investidores, mas querem ajudar e não delapidar o Botafogo, isto que me traz alguma tranquilidade. Mas teremos que ter cautela e tranquilidade neste momento e esperar a proposta, que pode ser apresentada de várias formas.

Os irmãos querem a justa autonomia para tocar o futebol do clube e o que existe de concreto é um estudo de viabilidade, que tem como objetivo, analisar o estatuto do clube, legislação e apresentar um proposta que seja completa e definitiva, para o Conselho deliberativo debater e deliberar. Só depois de aprovado no CD, é que a proposta irá para uma assembléia geral de sócios. Tenho a expectativa que isto tudo seja apresentado e apreciado no primeiro semestre de 2019.

Os irmãos vão buscar as garantias de investimentos, o que é legítimo e o Botafogo vai colocar suas condições. Devemos ter cautela, mas não podemos perder esta oportunidade de recolocar o futebol do clube, de volta ao patamar mais alto do futebol brasileiro, através desta possibilidade de investimento.

Um comentário:

  1. Concordo completamente, Vinicius.
    Que nossa diretoria e CD convença-se da urgência deste avanço.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!