quinta-feira, 30 de maio de 2019

RESUMO DO BRASILEIRÃO - SÉRIE A

Apesar de 15% apenas do campeonato foi jogado, vou me arriscar e fazer alguns prognósticos deste início de brasileirão. Já podemos perceber alguns times que vão disputar na ponta da tabela e outros que vão disputar na parte de baixo.

O Palmeiras desponta como o grande time deste campeonato, com aproveitamento de 88,9% nas seis primeiras rodadas. Acredito que outras equipes vão subir de produção durante o campeonato, como o São Paulo de Cuca, Corinthians, Flamengo, Internacional, Santos e até o Grêmio, que se encontra na zona do rebaixamento, com apenas 5 pontos. O Cruzeiro é outra equipe, que apesar dos escândalos de corrupção, tem time para disputar na parte de cima da tabela.

O Atlético/MG, apesar de ser vice-líder neste momento, com aproveitamento de 66,7%, não acredito que fique ali por muito tempo. Acho que a equipe mineira tem condições de brigar por vaga na Libertadores, mas não acredito em título.

Equipes como Botafogo, Fluminense, Vasco, Athlético/PR, Bahia, devem ficar no meio de tabela, mas precisam tomar cuidados com a zona da degola. Vão lutar por vaga na sulamericana, não acredito em títulos e nem em vaga para a Libertadores. 

Agora Avaí, Ceará, Goiás, Fortaleza, Chapecoense e CSA, são equipes que vão lutar até a última rodada pela permanência na primeira divisão.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

BOTAFOGO: UMA CLASSIFICAÇÃO SEM SUSTOS

O que todos os alvinegros desejam hoje, é uma classificação a próxima fase da Copa Sulamericana, sem sustos. Espero que o Botafogo não entre em campo achando que a classificação já está garantida, isto seria o primeiro passo para deixar a torcida bastante preocupada, não pelo adversário, mas sim pelas fragilidades que a equipe já apresentou na temporada.

O Sol de América, vem como franco atirador e não tem mais nada a perder. No jogo de ida, no Paraguai, o Botafogo ganhou por 1 X 0 e agora basta empatar para garantir a vaga. O adversário terminou o último campeonato paraguaio, em 9º lugar, com 12 participantes, foram 22 jogos e apenas 8 vitórias e 12 derrotas.

Teremos um bom público e espero que o Botafogo faça sua parte com louvor e que a torcida possa retornar feliz e voltar no domingo de manhã com mais força para ajudar a equipe superar o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro.

terça-feira, 28 de maio de 2019

VINHOS DO MUNDO: ESPANHA

Continuo a Série: VINHOS DO MUNDO, com a Espanha nesta matéria. Anteriormente já tinhamos comentado dos países produtores, como: Brasil, Argentina, França, Chile e Portugal.

A Espanha é um dos países com a maior gama de opções para os amantes dos bons vinhos, oferecendo tintos, brancos e rosados com uma grande variedade de preços e estilos. Alguns vinhos espanhóis das regiões mais quentes são bem macios e exuberantes, em um estilo que deve agradar aos apreciadores dos melhores vinhos do Novo Mundo.

O país é dotado da maior área plantada de vinhedos do mundo, cerca de 1,2 milhão de hectares bem distribuídos por todo seu território, o que torna a Espanha um dos maiores produtores de vinhos em nível mundial, ficando atrás apenas de França e Itália. A Espanha elabora 13% de todos os rótulos consumidos ao redor do globo.

Apesar de os vinhedos espanhóis abrigarem cerca de 600 variedades de uvas, e muitos deles serem constituídos por vinhas antigas, a maior parte dos vinhos espanhóis é produzido somente com 20 tipos de cepas. Entre elas, as de coloração branca com maior destaque são as uvas Airén, Palomino, Macabeo e Pardina. Já no caso das uvas tintas, Tempranillo, Garnacha, Monastrell e Bobal, são as mais utilizadas.

A tradição vinícola da Espanha consiste não só na produção de bons vinhos, como também no consumo. O país é o oitavo maior consumidor da bebida, demonstrando o enorme apreço dos espanhóis pelo vinho.
O clima da Espanha é um dos grandes responsáveis pela alta qualidade dos melhores vinhos espanhóis. Localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, o país é beneficiado pelo clima e solo peculiares, que divergem de uma região a outra, tornando possível a elaboração de vinhos com diferenças marcantes.


A Espanha recebeu um impressionante montante de investimentos nas zonas vinícolas ao final do século XX, o que possibilitou a ampliação e variedade de sua oferta de rótulos, que vão desde vinhos bastante tradicionais - como os elaborados na Rioja -, até vinhos modernos, cheios de fruta e complexidade, como os grandes vinhos da região do Priorato.
Fonte: Site Mistral

segunda-feira, 27 de maio de 2019

O TIRO NO PÉ

A charge do Clayton para o jornal O Povo do Ceará, retrata bem as úlktimas ações do (des)governo Bolsonaro.

Fonte: Site A Charge On Line

domingo, 26 de maio de 2019

BOM DOMINGO!

ENSEADA DE BOTAFOGO
A imagem mais bonita da Cidade Maravilhosa, na minha opinião, com ela desejo a todos um BOM DOMINGO!

sábado, 25 de maio de 2019

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 6ª RODADA

Vamos aos meus palpites para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro.


SÁBADO - 25 DE MAIO

BOTAFOGOBotafogoXPalmeirasPALMEIRAS - EMPATE

GRÊMIOGrêmioXAtlético-MGATLÉTICO/MG - GRÊMIO


DOMINGO - 26 DE MAIO

SANTOSSantosXInternacionalINTERNACIONAL - SANTOS

CRUZEIROCruzeiroXChapecoenseCHAPECOENSE - CRUZEIRO

FLAMENGOFlamengoXAthletico-PRATHLÉTICO/PR - FLAMENGO

CORINTHIANSCorinthiansXSão PauloSÃO PAULO - CORINTHIANS

FORTALEZAFortalezaXVascoVASCO - EMPATE

BAHIABahiaXFluminenseFLUMINENSE - EMPATE

AVAÍAvaíXCearáCEARÁ - EMPATE

CSACSAXGoiásGOIÁS - CSA

sexta-feira, 24 de maio de 2019

MACROSSETOR DE SERVIÇOS NAS ATIVIDADES CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Os bancários participaram com outras categorias, que compõem o Macrossetor de Serviços da CUT, como Comerciários, Rodoviários, Vigilantes, Radialistas, Processamentos de Dados, Telefônicos, Jornalistas, entre outras, das atividades contra a Reforma da Previdência, que retira direitos dos trabalhadores e dos mais pobres, para doar aos banqueiros privados.

“A proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro representa um dos maiores e mais graves ataques aos direitos do povo mais pobre, das mulheres, dos idosos e das gerações futuras. Se aprovada, todo o sistema de seguridade social será desmontado, em prejuízo de toda a classe trabalhadora. É essa a verdade que temos que mostrar para a sociedade”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.




quinta-feira, 23 de maio de 2019

BRASIL UM PARAÍSO FISCAL PARA OS RICOS

Com certeza parcela esmagadora do nosso povo, não conhece as regalias e as vantagens que a elite brasileira tem no sistrema tributário brasileiro, com isenções e descontos que praticamente deixa esta pequena parte sem cobrança de impostos sobre suas fortunas acumuladas as custas do sofrimento do povo brasileiro.

Mesmo sendo minoritário, assim chegamos ao absurdo de alguns trabalhadores acreditarem na propaganda enganosa e oficial do governo Bolsonaro, sobre a Reforma da Previdência, que eles chamam de Nova Previdência, que tem o apoio do "mercado", banqueiros e da grande mídia brasileira, que é controlada por meia dúzia de famílias ricas.

Antes de reformarem a *Previdência Pública* é necessário o Brasil passar a limpo o sistema tributário, este sim iria resolver a questão da falta de arrecadação. Hoje o trabalhador e o setor produtivo do país pagam muitos impostos, enquanto os ricos afortunados, passam quase que despercebidos.

O Brasil precisa de regulamentar os impostos sobre grandes fortunas; Tributar os lucros distribuídos; Tributar os juros sobre o capital próprio; Incidir IPVA sobre veículos automotores náuticos e aéreos; Auditar a dívida pública; Tributar as remessas de lucros das multinacionais para suas matrizes; Cancelar as renúncias fiscais; Cobrar os devedores da Previdência Social; Interromper imediatamente o pagamento das “sobras de caixa” dos bancos, e ainda descontar da dívida pública o que já foi pago!

Isto que precisa ser feito e não tirar o direito a aposentadoria dos mais pobres.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

COMEÇAM AS ELEIÇÕES DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA

Começa hoje - quarta (15) e vai até sexta (17), as eleições do Sindicato dos Bancários de Brasília, onde duas chapas concorrem, para renovação da futura diretoria. As eleições dos bancários do Distrito Federal, todo o Brasil está de olho, por ser uma entidade super importante para a Unidade Nacional da categoria, além de ser um Sindicato com 12 mil filiados e com grande importância nos bancos públicos.

A Chapa 1 - Unidade e Resistência tem o apoio de quase a totalidade dos sindicatos de bancários do país, ultrapassa a 95%. Tem representação em todos os bancos e segmentos da categoria, além de ter 40% de renovação e 40% de mulheres na sua composição. O Bancário do Banco do Brasil, Kleytton Morais, é o candidato a Presidente. Claramente a Chapa 1 Unidade e Resistência é a mais capacitada pera defender os direitos da categoria, num momento de muitos ataques aos direitos dos trabalhadores.

A outra chapa, não conseguiu, num universo de 12 mil sindicalizados, reunir 45 bancários para forma uma chapa e apresentou um número abaixo do estatuto da entidade e foi buscar uma liminar na justiça para concorrer, mesmo burlando a "carta magna" dos trabalhadores bancários de Brasília. A chapa de oposição não tem nem representações em todos os bancos. Não tem nenhum candidato dos bancos privados.

Parcela da tradicional oposição percebendo bem a aventura, o isolamento e a falta da capacidade de dirigir a categoria num momento de dificuldades, pulou fora do barco e alguns setores chegam a pedir o voto na chapa 1, sem deixar de pontuar suas diferenças. São esses que vão dirigir a entidade para os próximos três anos? 

A categoria bancária já sabe quem é mais preparado para dirigir seu sindicato no próximo período. A pesquisa feita pelo Instituto Acerte de Comunicação, confirmou que 71,7% dos bancários que já decidiram o seu voto, estão com a Chapa 1 - Unidade e Resistência.

Bom voto a todos os bancários e que das urnas saia a decisão madura que fortaleça a democracia. 

terça-feira, 14 de maio de 2019

EU DEFENDO A CAIXA 100% PÚBLICA

Os bancos públicos são instituições lucrativas e que servem as políticas sociais dos governos e, assim atendem a população mais necessitada. Além de serem fomentadores das políticas de desenvolvimento e na geração de emprego e renda.

Mas como as políticas sociais vem sendo destruídas e não existe projeto de desenvolvimento e geração de emprego e renda neste atual governo federal, os bancos públicos se tornam descartáveis.

A Caixa econômica vem sofrendo fatiamento e perdendo seu papel social, numa estratégia de diminuir seu lucro para em breve anunciarem a sua privatização, ou  seu fatiamento, entregando aos banqueiros privados ações como o FGTS, Financiamento Habitacional, entre outras funções da caixa.

O presidente do Banco, Pedro Guimarães, disse ao Estado de São Paulo, que a Caixa não irá ser privatizada nesta gestão, contrariando as ações internas e o que membros dos governos publicam nas Redes Sociais.

Um dia após esta declaração a Caixa enviou aos bancos de investimento as chamadas RFPs - pedidos de propostas, na sigla em Inglês. Confirmando o que falei acima sobre o fatiamento do banco. Com isto o banco deu início ao processo de escolha dos bancos de investimentos que vão coordenar a oferta inicial de ações (IPO) de sua empresa de seguridade.

"Está claro que o presidente do banco e o governo federal querem ludibriar os empregados e a opinião pública, com informações mentirosas. Nós defendemos a Caixa 100% pública e por completo." Diz Sérgio Takemoto, Secretário de Finanças da Contraf-CUT e empregado da Caixa.

Fonte: Contraf-CUT

domingo, 12 de maio de 2019

BANCÁRIOS DE BRASÍLIA JÁ ESCOLHERAM A MELHOR CHAPA


Nos próximos dias 15, 16 e 17 de maio, teremos as eleições para a renovação da direção de um dos mais importantes sindicatos de trabalhadores do Brasil, que representa os trabalhadores bancários e do Ramo Financeiro, na capital do país.

Estão aptos a votar quase 12 mil trabalhadores da ativa e mais de 6 mil aposentados.

A Chapa 1 - Unidade e Resistência, tem uma renovação de 40% da direção, 40% de mulheres e representação em todos os segmentos da categoria. São quadros já comprovados na luta, que junta a experiência com a garra da renovação.

A categoria já percebeu que a Chapa 1 - Unidade e Resistência é a que tem os candidatos mais capacitados para enfrentar e resistir aos ataques que a categoria e a classe trabalhadora vem sofrendo. 

A forte resistência a tentativa de desmonte e privatização dos bancos públicos, terá que ter uma resposta forte e só a Chapa 1 - Unidade e Resistência, demonstra neste processo a capacidade de fazer este enfrentamento.

A Chapa é liderada pelo companheiro, Kleytton Morais, funcionário do Banco do Brasil, que vem com sua garra na campanha, conquistando a todos e demonstrando está preparado para liderar a nova direção do Sindicato dos Bancários de Brasília, neste cenário de dificuldades. 

sábado, 11 de maio de 2019

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 4ª RODADA

ainda estamos no início do Campeonato Brasileiro, mas toda rodada é importante para a contagem final. Já tem muita coisa em jogo. Vamos aos meus palpites!

SÁBADO - 11 DE MAIO

FLUMINENSEFluminenseXBotafogoBOTAFOGO - EMPATE

CORINTHIANSCorinthiansXGrêmioGRÊMIO - GRÊMIO

GOIÁSGoiásXCearáCEARÁ - EMPATE


DOMINGO - 12 DE MAIO

FLAMENGOFlamengoXChapecoenseCHAPECOENSE - FLAMENGO

INTERNACIONALInternacionalXCruzeiroCRUZEIRO - INTERNACIONAL

ATLÉTICO/MGAtlético-MGXPalmeirasPALMEIRAS - EMPATE

SANTOSSantosXVascoVASCO - SANTOS

FORTALEZAFortalezaXSão PauloSÃO PAULO - EMPATE

AVAÍAvaíXCSACSA - AVAÍ


ATHLÉTICO/PRAthletico-PRXBahiaBAHIA - ATHLÉTICO/PR