quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CUT CHEGA A 7 MILHÕES DE TRABALHADORES FILIADOS

A Central Única dos Trabalhadores - CUT - alcançou a marca de 2.012 mil entidades sindicais filiadas registradas no Ministério do Trabalho. O objetivo da CUT é chegar no seu próximo congresso com 3 mil entidades, segundo Jacy Afonso, Secretário Nacional de Organização e Política Social.

Mas a CUT tem na verdade 3.364 entidades filiadas, com 22 milhões de trabalhadores na base e 7,464 milhões de filiados. É que ainda várias entidades lutam pelo registro no MTE. Várias entidades cutustas tiveram os seus pedidos de registros arquivados.

"Muitas vezes é falta de informação", mas não sei se o Ministério do Trabalho tem o mesmo rigor com outras centrais, especialmente a Força Sindical." Afirma Jacy Afonso.

Atualmente, existem seis centrais reconhecidas legalmente, com base em critérios de representatividade: além da CUT, a Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Pelos dados mais recentes, a CUT tem 2.012 entidades reconhecidas no cadastro do ministério. Em seguida, vêm Força (1.507), UGT (889), NCST (843), CTB (489) e CGTB (375).

2 comentários:

  1. Menos do que a torcida do Mengão...

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: é menos de 1/4 da torcida do Mengão. Mas é mais do que o total de sofredores botafoguenses...

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!