terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É GRANDE

A violência contra a mulher no Brasil vem caindo através dos anos, mas ainda é um grande problema da nossa sociedade machista. Há 10 (dez) anos, a cada 2 (dois) minutos, eram 8 (oito) mulheres agredidas e hoje, são 5 (cinco) agredidas violentamente. A pesquisa foi realizada Fundação Perseu Abramo em parceria com o SESC em 25 estados, com 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos nos espaços público e privado, em agosto do ano passado.

A violência doméstica foi a grande vilã da pesquisa, isto mostra que este não é um problema da vida privada e sim social e exige políticas públicas claras e firmes.

A diminuição das estatísticas pode ser atribuída, em parte, à Lei Maria da Penha, mas ela sozinha é insuficiente. Com certeza é a luta das mulheres por igualdade de oportunidades no cotidiano que vem modificando esta realidade.

Estes números envergonham!

2 comentários:

  1. Também já fui vítima disso. Na época, sai da minha residência, dentro de uma viatura da polícia. A delegacia onde fui registrar a queixa,estava em obras e fui direcionada para um outro local, aonde não havia delegado, nem sequer foi lavrado nenhum auto. Ainda não existia a Delegacia de Mulheres, mas a Lei Maria da Penha, sim. Só quem sofre esse tipo de abuso, pode avaliar as consequências. Até perdoei quem me fez isso, devido estar embriagado,mas esquecer, é dífícil. Ele chegou até a desacatar a autoridade.

    ResponderExcluir
  2. Fátima, infelizmente isto ainda ocorre em boa parte do Brasil, principalmente no interior, on de o machismo é muito grande. Mas a luta das mulheres vem mudando este cenário.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!