terça-feira, 12 de julho de 2011

O "S" DO BNDES

BNDES, significa Banco Nacional de DeSenvolvimento. Infelizmente o BNDES colocou em segundo plano em suas ações, o desenvolvimento social. Atualmente as principais atuações do banco, são o financiamento de boa parte das obras para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, patrocinar e financiar ações que apenas interessam ao pequeno grupo de empresários, como é o caso da fusão de duas grandes redes de supermercados.
Quando o BNDES financia boa parte das obras da Copa do Mundo, fica claro que os empreendedores privados, não querem - como sempre - assumir os riscos e as responsabilidades com empréstimos no mercado financeiro. Eles querem é encontrar tudo prontinho e depois assumir o controle das obras pagas com o dinheiro público e assim, tirar o lucro fácil.

No Brasil, de hoje, ontem e de sempre, o poder público entra com o dinheiro dos contribuintes nas obras de grandes eventos e de infraestrutura e os empresários entram com a grande vontade de lucrar, sem enxergar os interesses dos consumidores. O BNDES até cresceu os seus investimentos focado no crescimento social, na geração de empregos e renda, mas ainda é pouco. Dinheiro público, precisa ter sempre a contrapartida do capital privado, ou estaremos fadados a cometer erros do passado.

Como falou o nosso Presidente da CUT nacional, Artur Henrique, no seu Blog ( http://www.arturcut.wordpress.com/ ),  "o BNDES merece ter suas atividades reavaliadas".

2 comentários:

  1. Parece que a Pres. Dilma mandou o BNDES sair fora da armação Pão de Açúca/Carrefour. Ponto para ela! O BNDES é para promover, como você disse, o desenvolvimento nacional, e não para engordar pançudos! Por que não aplicar a regra básica do capital? Eles que se virem...

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, parabéns pela postagem, realmente muita coisa mudou no Brasil, mas tem ainda um longo caminho a trilhar e algumas coisas precisam ser mudadas. Não podemos ficar só nos elogios, temos que ter um olhar critico construtivo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!