sexta-feira, 15 de junho de 2012

AGENDA PETISTA NA RIO+20

Nos próximos dias o país será palco de grandes debates sobre os rumos das questões ambientais do planeta. Paralelo ao evento acontece o evento “Cúpula dos Povos”, onde o Partido dos Trabalhadores e outros partidos de esquerda montaram uma tenda para debates.

No local, de 15 a 22 de junho, o Partido dos Trabalhadores (PT) por meio de seus representantes discutirá temas como a agricultura, sustentabilidade, erradicação da pobreza e as perspectivas eco políticas, entre outros temas que preocupam o mundo em meio a uma crise econômica mundial.

 
A Conferência das Nações Unidas sobre “Desenvolvimento Sustentável” deverá rever e até mesmo renovar compromissos firmados em outros encontros mundiais, como a Eco 92. Outros tempos, outros compromissos, com esse propósito a rede de entidades formada pelo Foro de São Paulo/FIESP, Fundação Friedrich Ebert/FES, Fundação Maurício Grabois/FMG e Fundação Perseu Abramo/FPA terá uma tenda onde assuntos como a crise do capitalismo e a construção de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável, com também a participação dos movimentos sociais e o desenvolvimento inclusivo com democracia e soberania nacional serão discutidos de maneira ampla.

Os desafios que o PT enfrentará nesta conferência serão de criar novos paradigmas em torno dos eixos abordados. As temáticas básicas são a economia verde e a governança para o desenvolvimento sustentável. Dentro destes debates estão pontos críticos que afetam o mundo inteiro, neste momento de crise, como empregos, energia, alimentos, água, oceanos e desastres naturais.

 
Neste contexto os movimentos sociais terão um papel importantíssimo uma vez que já discutiam e defendiam algumas questões como distribuição de renda com melhoria da qualidade de vida e trabalho, respeito às culturas e ao meio ambiente com participação social nas políticas públicas.
O PT também defenderá neste evento a necessidade de um desenvolvimento que amplie a qualidade de vida dos setores populares, que amplie a capacidade produtiva e tecnológica e que preserve os direitos das gerações futuras entre outros temas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!