quinta-feira, 28 de março de 2013

O AVANÇO NA IGUALDADE DE OPURTUNIDADES

Inegavelmente a política de cotas nas Universidades, vem fazendo uma grande revolução no quesito, igualdade de oportunidades. Hoje milhares de jovens das classes sociais menos favorecidas, estão tendo a oportunidade de construir uma profissão, para ele e ajudar o país na qualificação da sua mão-de-obra. Estes jovens tem a oportunidade de ingressar numa universidade pública, gratuita e de qualidade – algo impensável em sua infância e na adolescência. O esforço desses jovens levou o seus rendimentos escolares serem maiores que os demais alunos - não cotistas.
 
Vejam alguns casos:
 
- Agenor Custódio nasceu no interior de Mato Grosso do Sul, numa comunidade indígena Terena. Teve tantas dificuldades para estudar que só conseguiu terminar o ensino médio com 28 anos e a faculdade de Audiovisual da Universidade São Carlos aos 39 – e está pronto para o mestrado.
 
- Vanessa Campos, de 23 anos, já presta consultoria na área de ergonomia enquanto cursa a faculdade de Engenharia de Produção na mesma UFSCar.
 
- Ali também o ex-metalúrgico Edmar ingressou em Ciências Sociais apesar da má qualidade das escolas por onde estudou anteriormente.
 
- Eles, como o médico Ícaro Vidal que atua no Programa Saúde da Família de Salvador –, são gênios qualificados, mas sabe-se lá para onde iria tanto talento se não existisse a política de cotas para negros, índios, estudantes pobres e provenientes de escola públicas.
 
As vezes vejo as pessoas se negando fazer a comparação do Brasil em governos anteriores, com a política de inclussão social, patrocinada pelos governos Lula e Dilma. É inevitavel comparar a geração de empregos, o valor real do salário mínimo, o aumento da qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras. Hoje o Brasil é um país muito mais justo que a 10 anos atrás, mas não podemos parar e muito ainda precisa ser feito, para construirmos um país para todos.

Fonte: www.redebrasilatual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!