sábado, 23 de março de 2013

PREFEITURA DO RIO CRIA SECRETARIA DEDICADA A MULHER

Criada em janeiro deste ano, com o objetivo de identificar, promover, coordenar, implementar e acompanhar políticas públicas para mulheres, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres é um órgão municipal que visa à igualdade de gênero e a valorização da cidadania da mulher.

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres dispõe da Casa Abrigo Cora Coralina e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga (Ceam). Trata-se de equipamentos públicos que a secretaria gerencia. Nesses centros de atendimento, as mulheres em situação de violência doméstica recebem orientações e informações.
 
A nova secretaria Ana Rocha, deu uma entrevista ao Jornal BancáRios, informativo do Sindicato dos Bnacários do Rio de Janeiro. Veja abaixo a entrevista.
 
Jornal Bancário – Com que objetivo a prefeitura criou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres?
Ana Rocha - Queremos que o Rio de Janeiro se transforme em cidade referência do país quanto à igualdade de gênero, oportunidades e valorização das cidadãs cariocas. A decisão do prefeito Eduardo Paes de criar esta secretaria corresponde a um anseio do movimento de mulheres e mostra sintonia com a realidade nacional de avanço democrático e de mais espaço para as mulheres, simbolizado especialmente na figura da presidente Dilma Rousseff. É mais uma conquista das mulheres.
 
Bancário - Quais são suas políticas públicas?
Ana Rocha - Estabelecer, na perspectiva de transversalidade, parcerias com as diversas secretarias municipais, com a sociedade civil, a comunidade acadêmica e a intelectualidade.Trabalhar em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, a Superintendência Estadual dos Direitos da Mulher (Sudim) e com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados a políticas para as mulheres.
 
Bancário - Qual o programa prioritário que a secretaria desenvolve no momento?
Ana Rocha - Capacitação política para o exercício de liderança e para a ocupação de espaços de poder, qualificação profissional e complementação de escolaridade, geração de emprego e renda. Além disso, estão no programa identificação, mediação e promoção de convênios que possibilitem o empreendedorismo das mulheres cariocas, prevenção e combate à violência com a implementação da Lei Maria da Penha. E também a defesa de direitos sexuais e reprodutivos, entre outros.
 
Quem é a secretária Ana Rocha
Psicóloga e jornalista, Ana Rocha é dirigente nacional e estadual do PCdoB e tem atuação expressiva no movimento de mulheres. É fundadora e primeira vice-presidente da União Brasileira de Mulheres, da revista Presença de Mulher, integra a Coordenação Nacional do Fórum de Mulheres do PCdoB. Tem diversos trabalhos publicados entre livros e artigos.
 
Os contatos podem ser feitos pelo e-mail spmrio.rio@gmail.comO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou diretamente na Praça Pio X, 119, 7º andar, Candelária, Centro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!