quarta-feira, 21 de agosto de 2013

LIXO ZERO, O RIO MERECE

Começou ontem - terça (20/08) o Programa Lixo Zero, que prevê a aplicação de multas para quem sujar a cidade. Desde julho a prefeitura já vinha divulgando o Programa Lixo Zero.  A primeira região a receber os fiscais será o Centro, seguida das zonas Sul e Norte da cidade. Equipes serão formadas por 192 profissionais – agentes da Comlurb, da Guarda Municipal e da Polícia Militar – vão multar quem for flagrado jogando lixo na rua, com valores que variam de R$ 157 a R$ 3 mil, de acordo com o tamanho do produto descartado. A iniciativa tem como objetivo tornar a Lei de Limpeza Urbana 3273/2001 efetiva, além de conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas, praias, praças e demais áreas públicas, melhorando a qualidade da limpeza do Rio.
 
A cada dia vejo cenas horríveis, de pessoas descartando papeis nas ruas, garrafas nos rios e outro dia dirigindo pela Av. Brasil, o carro na minha frente jogou uma latinha de refrigerante pela janela do carro. Um absurdo. Um mês atrás, aconteceu comigo um caso que pode ilustrar bem a falta de cuidado que boa parte da população tem com a cidade. Um fiscal de um ponto de taxi, no centro da cidade, jogou um garrafinha de água no chão, eu vi, peguei a garrafa e coloquei na lixeira mais próxima e ainda escutei do cara, que estava querendo aparecer. Preferi seguir em frente.
 
Talvez esta campanha da Prefeitura do Rio, possa na verdade, chamar a atenção de todos para a limpeza urbana, que não pode ser uma obrigação apenas da Comlumb. A cidade do Rio de Janeiro, precisa e merece ser mais limpa. A sujeira não combina com o mar, montanha e as demais belezas naturais que o Rio de Janeiro tem.
 
A Prefeitura também irá disponibilizar um site para consultas sobre multas, entrada em recursos e geração de boletos podem ser realizadas no endereço abaixo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!