quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PARABÉNS BANCÁRIAS E BANCÁRIOS

Hoje é o Dia Nacional dos Bancários - 28 de agosto. Parabéns a todos bancários e bancárias, que formam uma das categorias mais aguerridas do Brasil. Tem um organização exemplar em todo o Brasil, com sindicatos e federações atuantes, sempre presente no cotidiano da categoria e com uma confederação - CONTRAF/CUT, construída na luta e na força da mobilização de toda a categoria.
 
Sou bancário e tenho 28 anos de categoria, funcionário do Bradesco e tive um grande orgulho de dirigir uma entidade umas das entidades mais combativas da história do sindicalismo brasileiro, o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Entidade que lutou contra a ditadura militar e teve sua sede invadida, seus dirigentes presos e torturados e alguns até desaparecidos, como é o caso do ex-presidente, Aloísio Palhano.
 
Apesar do cotidiano do bancários atualmente, ser de metas, pressão, demissões, descomissionamento, temos muito o que comemorar e relembrar, não das lutas, mas também da cervejinhas com os colegas de trabalho e as histórias pitorescas dentro das unidades bancárias.
 
Hoje a categoria bancária, conta com quase 500 mil trabalhadores em todo o Brasil, sendo composta de 51% de homens e, 49%, mulheres. A maior parte - 148 mil - já passou da casa dos 30 anos de idade e ainda não bateu nos 40. Mas a turma dos quarentões é grande: 120 mil. Entre 20 e 29 anos também somam mais de 100 mil e, acima dos 50, são 68 mil.

Na escolaridade, a ampla maioria - 340 mil - tem ensino superior completo. Outros 83 mil também têm, mas incompleto. Menos de 1% completou apenas o ensino fundamental.

O tempo de casa é distribuído de maneira bem mais uniforme. Mais de 116 mil abraçaram a categoria há mais de uma década, mas outros 100 mil ainda não completaram um ano de banco. Entre um e dois anos na profissão estão 89 mil e, entre cinco e 10 anos, somos 73 mil.
 
FESTA DOS BANCÁRIOS
 
Para comemorar o Dia nacional dos Bancários, o Sindicato da categoria no Rio de Janeiro, irá realizar uma grande festa, nesta quinta-feira (29) a partir das 19 horas, na Galeria dos Empregados do Comércio, que fica na Av. Rio Branco, 120 / SL - Centro/RJ
 
PARABÉNS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!