quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PROJETO "PROXIMIDADE" COMPLETA UM ANO JUNTO A USUÁRIOS DE CRACK

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social / SMDS, vem realizando diversas ações para os usuários de crack. O Projeto "Proximidade", que completou um ano, tem como principal objetivo, acompanhar diariamente os dependentes químicos.
 
A iniciativa já realizou 1.154 atendimentos, sendo que 725 pessoas acompanharam, voluntariamente, as equipes de assistentes sociais do município, deixando as ruas. Após os primeiros 365 dias de serviços diários do Proximidade na Maré, já há uma notória diminuição do número de crianças (até 11 anos de idade) abordadas pelas equipes. Em janeiro deste ano, por exemplo, nenhuma foi localizada nas ruas ou procurou atendimento no posto fixo do projeto.

Agora em 2014, o "Proximidade" entrou na região da Lapa, depois das ações - que continuam - na Maré. Em cerca de um mês de trabalho, foram realizados 140 atendimentos e 342 acolhimentos. Nesta localidade, o programa integra o projeto Lapa Presente, do Governo do Estado, e busca a inserção permanente de pessoas com problemas de dependência.

Todos os usuários que aceitam deixar às ruas são atendidos pela rede de proteção social da Prefeitura do Rio, que inclui acolhimento, tratamento ambulatorial contra dependência química (conexão com a Atenção Básica de Saúde e área de Saúde Metal da Secretaria Municipal de Saúde, criando um ambiente de politica preferencial no acesso à redes dos CAPS e CAPS AD), encaminhamentos para retirada de nova documentação, entre outros serviços.

Fonte: Prefeitura do Rio

Um comentário:

  1. Vinícius, você faz um trabalho excelente frente à secretaria de Desenvolvimento Social. Só espero que o PT não rompa com o Eduardo Paes, já que eles vivem metendo porrada no prefeito. Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!