quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: ITÁLIA

BANDEIRA ITALIANA DESDE 1948
Vamos continuar a contar as histórias das bandeiras dos países que irão jogar a Copa do Mundo no Brasil este ano. Depois das bandeiras do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra, Chile, Camarões, México e Uruguai, agora iremos retratar um pouquinho da rica história da bandeira da Itália.
 
A bandeira da Itália é formada por três cores de igual dimensão vertical, verde, branco e vermelho. A sua forma atual data de 19 de Junho de 1946, e foi formalmente adoptada em 1 de Janeiro de 1948.
 
A Itália como vários países tiveram diversas bandeiras em sua história. A primeira entidade a usar a bandeira tricolor italiana foi a República Cispadana em 1797, a qual substituiu Milão. As cores escolhidas por aquela república eram a vermelha e a branca, as quais eram as cores da recém-conquistada bandeira de Milão; e verde, que era a cor do uniforme da guarda civil milanesa.
REINO DE ITÁLIA 1805/1814
 
Entretanto, muitas pequenas repúblicas francesas de inspiração jacobina tinham substituindo os antigos estados absolutistas italianos e, quase todos com variantes de cores, usavam bandeiras caracterizadas por três bandas de igual dimensão, inspiradas no modelo francês de 1790.
REINO DA SARDENHA 1848/1861 e REINO DE ITÁLIA 1861/1946
 
Para alguns historiadores, o verde representa as planícies e as colinas do país; o branco, o topo dos Alpes; e o vermelho, o sangue derramado nas Guerras da Independência Italiana. Uma interpretação de natureza mais religiosa, é a de que o verde representa a esperança o branco a fé, e o vermelho a caridade; estas representam as três virtudes teologais.
REPÚBLICA ROMANA 1849
 
O primeiro exemplo de tricolor italiano foi adotado em 8 de outubro de 1796 como distintivo da guarda civil milanesa, e logo depois pela Legião Italiana composta de soldados provenientes da Emilia e da Romanha
REPÚBLICA SOCIAL ITALIANA 1943/1945
O branco e vermelho do antigo emblema comunal de Milão (a cruz vermelha sobre campo branco, depois difundido em toda a planície Padana) foram acrescentados ao verde que já a partir de 1782 constituía a tonalidade uniforme da guarda civil milanesa: o verde era de fato a cor de Milão desde o tempo dos família Visconti, dinastia que usava tal cor em seu brasão.
 
Uma história complexa, bonita e de muito enfrentamento. Não é a toa que dizem que o povo italiano tem um "gênio forte".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!