segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SÉRIE BANDEIRAS DA COPA: URUGUAI

Atual bandeira uruguaia
Estamos dando continuidade a série "Bandeiras da Copa" e hoje iremos retratar um pouco da história da bandeira uruguaia. Nesta série já falamos das histórias das bandeiras do Brasil, Argentina, Rússia, Inglaterra, Chile, Camarões e México.

Conhecida como "Pavilhão Nacional" a bandeira do uruguai é composta de 5 faixas brancas e 4 faixas azuis na posição horizontal. No canto superior esquerdo tem um quadrado branco com o Sol dourado no centro. O Sol possui face e 16 raios ao seu redor, como podem ver no desenho acima. Ela foi adotada através de leis em 18 de dezembro de 1828.
Bandeira do Uruguai vista do Rio da Prata em Colônia do Sacramento

A bandeira uruguaia é muito parecida com a bandeira do Botafogo no seu desenho, mas a bandeira teve na verdade sua inspiração na bandeira do EUA. As nove listras da bandeira uruguaia representam os nove departamentos quem formavam o Uruguai no começo do século XIX (atualmente são 19 departamentos). O Sol de Maio é uma representação do deus Inti (principal deus da religião inca). Já as cores principais (branco, azul e amarelo) simbolizam os ideais revolucionários da Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Estes ideais eram os mesmo da Revolução Francesa (1789).
Bandeira de Artigas
Talvez o Uruguai seja o único país do mundo que possui três bandeiras como símbolo, a Nacional, a Bandeira de Artigas e a Bandeira dos Trinta e Três Orientais. As três bandeiras são sempre hasteadas conjuntamente em festas nacionais.
Bandeira dos Trinta e Três Orientais
A Bandeira do Uruguai tem relação com as bandeiras da Argentina e Paraguai, pois faziam parte do Vice-Reino do Rio da Prata e se tornaram independentes em época e condições semelhantes.

CURIOSIDADE

Manuel Belgrado havia proposto que as listras azuis da bandeira fosse azul turquesa, por ser uma das cores da Casa de Bourbon (dinastia real da França e Europa). Porém, como na época era muito difícil encontrar panos nessa cor, optou-se por utilizar provisoriamente a cor azul ou a cor celeste.
 

Um comentário:

  1. Muito legal as histórias das bandeiras. Vinicius depois você poderia fazer uma serie sobre as campanhas em mundiais de cada selecao. Fica a idéia

    Marcos Aurelio

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!