terça-feira, 12 de agosto de 2014

NÃO GOSTO DE FUTEBOL, EU GOSTO É DO BOTAFOGO!


O Botafogo sempre escreveu sua história com suor, sacrifício e muita paixão. Posso afirmar que esta torcida pode não ser a maior do país, mas tem uma paixão muito mais intensa na sua relação com o clube do coração. Esta sofrida torcida que segue este time pelos quatro cantos do mundo e multiplicando suas vozes e propagando o seu amor, merece e terá novas e grandes conquistas.



Um botafoguense dificilmente não sabe a escalação, a história e o cotidiano do clube. Tem orgulho de usar a Estrela Solitária no peito, que está dentro do escudo que foi eleito o mais bonito do mundo, ela que veio das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, símbolo máximo do Club de Regatas Botafogo, para encantar milhões pelo mundo a fora. As listras alvinegras, as glórias dos gramados e a paixão pelo futebol vieram do Botafogo Futebol Club, que na fusão de 1942 juntos se transformaram num gigante do esporte brasileiro, chamado Botafogo Futebol e Regatas.



Este clube que tem uma história de glórias e de grandes dificuldades, mas que soube superar todos os obstáculos. Talvez em 1977 tenha sido um ano para se esquecer na memória de todos nós alvinegros, foi quando o clube chegou ao seu limite e teve que vender a sua sede em General Severiano, ali já estávamos nove anos sem títulos, que só viríamos em 1989. Mas sua torcida neste período cresceu na dificuldade e no orgulho de empurrar um clube para novas glórias. Neste período só tivemos duas boas lembranças: A humilhação de 6 x 0 no nosso rival e logo no dia do seu aniversário e com direito a gol de letra e a invencibilidade de 52 jogos.



A espera acabou em 1989 e veio à década de 90, período onde o clube obteve uma série de conquistas: quatro vezes campeão no estado (um municipal/96), o primeiro título internacional, a Copa Conmebol/93, o Campeonato Brasileiro/95, o quarto Rio-SP/98. Não podemos esquecer que neste mesmo período voltamos para nossa casa/1994, conquistamos o tradicional Troféu Tereza Herrera/1996 e mesmo sem o título, o Botafogo demonstrou a força da sua torcida, com o maior público da história da Copa do Brasil, com mais de 122 mil pagantes no Maracanã/1999.





O Botafogo foi eleito o 12 maior clube do século XX, pela FIFA; Caímos e voltamos logo depois; Conquistamos nosso estádio, que é um dos mais belos do mundo e ano passado voltamos a ser Campeões de Terra e Mar, conquistando o Estadual de futebol e de remo no mesmo ano.




É uma história gloriosa, cheia de altos e baixos, mas o clube e a sua torcida, nunca se renderam as dificuldades e não será agora que iremos nos abater. Talvez em poucos momentos da história o Botafogo precisou tanto da união dos grandes alvinegros, tenho a certeza que vamos ainda muitas glórias conquistar.



Quero agradecer ao meu pai, Antônio Rodrigues, por me fazer um torcedor tão apaixonado, por um clube tão apaixonante. Hoje tenho a certeza que não gosto de futebol, eu gosto é do Botafogo!*

Fotos: Botafogo FR
*Frase do Jornalista Lúcio Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!