sexta-feira, 29 de agosto de 2014

UMA REFORMA POLÍTICA É NECESSÁRIA

O Brasil precisa com urgência mudar o seu modelo político, principalmente tirar a influência do capital privado nas eleições. Hoje um candidato que não "captar" recursos necessários para a disputa, fica pelo meio do caminho. O dinheiro, que alguns chamam de "estrutura" é o que define se um candidato vai se eleger ou não, é assim na maioria das vezes.

Somado os salários e benefícios de um parlamentar durante todo seu mandado, em muitas das vezes é bem menor do que ele gasta na campanha para se eleger ao cargo. Que vantagem é essa? Na verdade ele consegue recursos com empresários e setores da sociedade que tem interesses em conseguir algo no poder público ou construir uma maioria no parlamento. No final o parlamentar eleito não vai representar os votos de seus eleitores e sim quem financiou a sua campanha. É por isto que a população, na maioria das vezes, não se sente representada pelo parlamentar ou parlamento.

Além disto, este modelo político produz sérias distorções de representatividade. Ele consegue transformar a maioria em minoria e a minoria em maioria. Por exemplo: Na sociedade apenas 3,8% da população são empresários e 70% são trabalhadores. Mas na representação no Congresso Nacional, os empresários são 47% e os trabalhadores 19%. As mulheres são 51% na sociedade e apenas 9% do Congresso Nacional são mulheres. Só esses números demonstram que algo está errado na forma de escolher nossos representantes.

Por isto diversas organizações sociais decidiram realizar o Plebiscito por uma Reforma Política, soberana e exclusiva, em todo o território nacional, para tratar do tema e assim levar para a sociedade este debate. O plebiscito será realizado em todo o país entre os dias 1 e 7 de setembro e contará com urnas em diversos pontos de grande movimentação e nas grandes concentrações de trabalhadores.

O Plebiscito só vai acontecer, porque este atual congresso, com maioria de empresários e ruralistas, não querem mexer no sistema político. É fundamental outros parlamentares eleitos pelo povo apenas para debater o assunto, só assim poderemos ter um processo sem os interesses dos atuais ocupantes dos cargos e do capital financeiro.

Haverá urnas itinerantes em diversos pontos de grande concentração e você também poderá votar pela internet na página:  www.plebiscitoconstituinte.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!