quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O FUTEBOL BRASILEIRO NAS QUATRO DIVISÕES

Vamos fazer um apanhado como se encontra a situação das quatro divisões do futebol brasileiro neste momento. Quem sobe, quem desce, quem ainda luta por alguma coisa ou quem já entrou de férias e já pensa no planejamento de 2016.

SÉRIE A - PRIMEIRA DIVISÃO

O TÍTULO já foi definido, o Corinthians (73 pontos) é hexa campeão brasileiro. depois da vitória (3x0) sobre o Atlético/MG, na casa do Galo, o Timão colocou 11 pontos de vantagem sobre o próprio Atlético (62 pontos) e faltando apenas 15 pontos em disputa. Uma derrota dos mineiros para o Figueirense e uma vitória contra o Coritiba, dará o título matematicamente aos paulistas.

As vagas para a LIBERTADORES, também já estão em boa parte definidas. O Corinthians (73), já garantiu sua participação. O Atlético/MG (62) e Grêmio (59), já estão praticamente garantidos, falta a definição da quarta vaga ou até da quinta vaga, desde que o Campeão da Copa do Brasil, esteja entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão. Para estas vagas brigam ainda, Santos (53), São Paulo (53), Internacional (50), Ponte Preta (50), Sport (49) e Palmeiras (48).

Cruzeiro (45), Flamengo (44), Fluminense (43) e Atlético/PR (43), já podem pensar no planejamento do ano de 2016. Estão no meio da tabela e nem conseguem chegar nas vagas da Libertadores e nem correm risco na parte de baixo da tabela.

A briga pelo REBAIXAMENTO é grande e envolve diversas equipes. A Chapecoense (40 pontos) basta uma vitória nos últimos cincos jogos, não corre grandes riscos. Mas daí em diante a coisa fica feia. O Figueirense (36) precisa de arrancar 2 vitórias e 1 empate. Já o Avaí (35), vai precisar de 3 vitórias para fugir da degola. Entrando nos times que já estão na zona do rebaixamento, o Goiás (34) e o Coritiba (34) vão também precisar de 3 vitórias. A situação do Joinville (30) e do Vasco (30) é complicação pura. Os dois times precisam 4 vitórias e talvez, mais 1 empate. Isto significa dizer que não podem mais perder nas últimas cindo rodadas.

SÉRIE B - SEGUNDA DIVISÃO

O TÍTULO não está tão definido quanto na primeira divisão, mas a vantagem do Botafogo (65 pontos) é grande para o América/MG (57) e Vitória (57), são 8 pontos e com apenas 5 rodadas. 

Na briga pelo ACESSO, o Botafogo (65) já garantiu sua vaga na Série A de 2016, mesmo que matematicamente, ainda precise de 1 vitoria. São 12 pontos de vantagem para o quinto colocado, que o alvinegro carioca colocou. O América/MG e o Vitória tem 4 pontos de vantagem para o quinto colocado e isto é uma boa vantagem nesta reta final. Acredito que mais 2 vitórias os mineiros e os rubro-negros baianos consigam garantir o acesso. O Bahia tem 54 pontos e corre sérios riscos. O tricolor da boa terra, vai precisa de 3 vitórias nas últimas 5 rodadas para garantir sua vaga. Acredito com 63 pontos seja a pontuação necessária para o acesso. O Sampaio Corrêa (53), Santa Cruz (52), Paysandu (52), Náutico (52), e Bragantino (51) ainda lutam pelo acesso. A disputa vai ficar quente nesta reta final.

O Luverdense (48), CRB (44), Paraná (43) e Atlético/GO (43), já podem planejar o ano de 2016, na Série B. O Oeste/SP (41), corre pequenos riscos e mais 2 pontinhos entra de férias.

Na luta contra o REBAIXAMENTO para a terceira divisão, o Criciúma (39), vai precisar de 2 vitórias para não correr riscos. O Macaé (38) está na alça de mira do Ceará (35), o primeiro time dentro da zona da degola. O ABC (28) e Boa Esporte (24) já foram para a terceirona, falta só a confirmação matemática. Já o Mogi Mirim (22) confirmou o seu passaporte para a Série C, em 2016.

SÉRIE C - TERCEIRA DIVISÃO

Já conseguiram o ACESSO para a Série B, em 2016, o Brasil de Pelotas/RS, Vila Nova/GO, Tupi/MG e Londrina/PR.

A FINAL será entre Londrina e Vila Nova/GO. Os jogos serão domingo (08/11), em Londrina e sábado (21/11), em Goiânia. 

Foram REBAIXADOS para a Série D, o Águia de Marabá/PA, Icasa, Madureira e Caxias/RS.

SÉRIE D - QUARTA DIVISÃO

O TÍTULO ficará entre o Botafogo/SP e o River/PI. Os jogos finais serão: Domingo (08/11), em Ribeirão Preto/SP e no domingo (15/11), no Piauí.

O ACESSO ficaram com as seguintes equipes: Botafogo/SP, River/PI, Remo/PA e Ypiranga/RS.

Na quarta divisão não tem o REBAIXAMENTO, já que a classificação para esta divisão do futebol brasileiro, passa pelas colocações nos estaduais e copas regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!