segunda-feira, 31 de julho de 2017

CURSO PARA O COXINHA ESCLARECIDO

Escrevendo este texto, lembro de alguns amigos que estão sumidos, e que agora só publicam fotos de família, Papai Noel e até gnomos, nas redes sociais.

Agora que você conseguiu derrubar uma presidente da República com premissas e argumentos falsos, é hora de sofisticar sua capacidade de debate, para que não seja confundido com um mero seguidor do intelectual pornô Alexandre Frota. Pega mal na turma. Você certamente é muito mais sofisticado que isso.

Afinal agora você precisa ter fortes argumentos para defender o Brasil atual, que desemprega, aumenta a miséria, violência e a concentração de renda. Não pode ficar com o discurso que a culpa é do PT. Afinal saiu de moda...

Provavelmente você é admirador dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, do Estado Mínimo, escrito assim em maiúsculas para denotar a centralidade deste item na pauta neoliberal. Mas, nunca confunda uma coisa com outra. Por mais que a Miriam Leitão sugira isso, os Estados Unidos NÃO SÃO um Estado Mínimo...

...Você costuma confundir estado de bem estar social com comunismo (como em Bolsa Família, médicos cubanos, etc.). Nos Estados Unidos, ele é resultado do ANTICOMUNISMO.

Preste bem atenção!!! Quem implantou o estado de bem estar social nos Estados Unidos foi o presidente Roosevelt. O país vinha do crash econômico de 1929 - Depressão Econômica. Os sindicatos eram fortes e para cooptar os sindicatos e evitar a ascensão dos comunistas, Roosevelt resolveu implantar programas sociais e SALVAR O CAPITALISMO. Portanto, as coisas que ele bolou e implantou eram uma forma de combater o comunismo. Logo, anticomunistas.

Chamar o Roosevelt de comunista é tão absurdo quanto chamar o Lula, Dilma ou o PT de comunista. São SOCIALDEMOCRATAS e nunca esconderam isto. Afinal foi o Lula que fez um governo de conciliação com as classes dominantes. Hoje ele sofre severas críticas dos comunistas por esta opção. No Brasil, o partido que tem social e democratas no nome não é nem uma coisa, nem outra, o PSDB.

Voltemos aos Estados Unidos. Por mais que a partir daquele seu grande herói, o Reagan, os EUA tenham dilapidado o estado de bem estar social, os pilares deles subsistem: Social Security, Medicare, Medicaid e Food Stamps. Podem chamar de Previdência Social, Bolsa Terceira Idade, Bolsa Plano de Saúde e Bolsa Família.

Essa ideia, de que o Estado deve ajudar a cuidar dos mais necessitados, é uma coisa antiga, que surgiu em outro país que você admira muito, a Alemanha, hoje o grande país na zona do Euro.

Mas não quero dar overload de informação no seu cérebro. Pode ser demais...

Basta você registrar isso: Por causa dos programas sociais acima -- e de outros FATOS que apresentarei em seguida -- os Estados Unidos não são um Estado Mínimo. Pelo contrário, os EUA se assentam sobre um MEGAESTADO, muito maior que o brasileiro.

Se você quer alguns exemplos de Estado Mínimo, eu os ofereço: México, Honduras e Paraguai, países que você certamente despreza, e NUNCA utiliza como exemplo para reforçar seus argumentos.

Portanto, sempre que você falar em Estado Mínimo, esqueça os Estados Unidos e diga: "Devemos fazer como lá no Paraguai, que..." Acrescente, em seguida, os argumentos pelos quais o Brasil deve seguir o mesmo caminho. 

A gente quer coxinhas sofisticados e intelectualmente honestos. Não aguento mais debater política com pessoas que reproduzem o discurso do JN e do Alexandre Frota. Muita pobreza política. 

Fonte: Um texto do Facebook

domingo, 30 de julho de 2017

BOM DOMINGO!


Como é inverno e recebi pedidos para repetir esta foto da Baía de Guanabara, com ela desejo a todos um BOM DOMINGO!

sábado, 29 de julho de 2017

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 17ª RODADA

Vamos aos meus palpites para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Tenho até a 16ª rodada, 45% de aproveitamento nos meus palpites, quero chegar no final do campeonato com uma média de 60%, o que não é fácil num campeonato tão equilibrado e com tantos resultados imprevisíveis.

SÁBADO - 29 DE JULHO

16:00 - Nilton Santos - Rio de Janeiro/RJ
BOTAFOGOXSÃO PAULO - BOTAFOGO

19:00 - Arena Palmeiras - São Paulo/SP
PALMEIRASXAVAÍ - PALMEIRAS


DOMINGO - 30 DE JULHO

11:00 - Arena Condá - Chapecó/SC
CHAPECOENSEXATLÉTICO/GO - CHAPECOENSE

16:00 - Arena Corinthians - São Paulo/SP
CORINTHIANSXFLAMENGO - CORINTHIANS

16:00 - Couto Pereira - Coritiba/PR
CORITIBAXATLÉTICO/MG - CORITIBA

16:00 - Fonte Nova - Salvador/BA
BAHIAXSPORT - BAHIA

16:00 - Moisés Lucarelli - Campinas/SP
PONTE PRETAXFLUMINENSE - PONTE PRETA

16:00 - Mineirão - Belo Horizonte/MG
CRUZEIROXVITÓRIA - CRUZEIRO

19:00 - Arena do Grêmio - Porto Alegre/RS
GRÊMIOXSANTOS - GRÊMIO


SEGUNDA - 31 DE JULHO

20:00 - Raulino de Oliveira - Volta Redonda/RJ
VASCOXATLÉTICO/PR - VASCO

HISTÓRICO:

1ª RODADA - 6 ACERTOS - 60% DE APROVEITAMENTO
2ª RODADA - 4 ACERTOS - 40% DE APROVEITAMENTO
3ª RODADA - 3 ACERTOS - 30% DE APROVEITAMENTO
4ª RODADA - 7 ACERTOS - 70% DE APROVEITAMENTO
5ª RODADA - 7 ACERTOS - 70% DE APROVEITAMENTO
6ª RODADA - 6 ACERTOS - 60% DE APROVEITAMENTO
7ª RODADA - 4 ACERTOS - 40% DE APROVEITAMENTO
8ª RODADA - 4 ACERTOS - 40% DE APROVEITAMENTO
9ª RODADA - 5 ACERTOS - 50% DE APROVEITAMENTO
10ª RODADA - 3 ACERTOS - 30% DE APROVEITAMENTO
11ª RODADA - 5 ACERTOS - 50% DE APROVEITAMENTO
12ª RODADA - 1 ACERTO - 10% DE APROVEITAMENTO
13ª RODADA - 2 ACERTOS - 20% DE APROVEITAMENTO
14ª RODADA - 6 ACERTOS - 60% DE APROVEITAMENTO
15ª RODADA - 5 ACERTOS - 50% DE APROVEITAMENTO
16ª RODADA - 4 ACERTOS - 40% DE APROVEITAMENTO


TOTAL: 72 ACERTOS EM 160 JOGOS - 45% DE APROVEITAMENTO

sexta-feira, 28 de julho de 2017

COMPROMETIMENTO, A PALAVRA DE ORDEM NO BOTAFOGO

O Botafogo de Jair Ventura continua seguindo seu caminho ao estrelato e o grande segredo, é o comprometimento de um grupo com sérias debilidades técnicas, mas que ficam para trás, com muita luta e união.

Um grupo que o famoso "chinelinho" e o egoísmo não tem vez. Foi assim com o Sassá, onde o próprio grupo o excluiu, afinal só pensava em si. Camilo, foi outra peça que não entendeu o outro segredo do sucesso deste time, a meritocracia do Jair. 

Acho que a torcida nunca acreditou tanto num time do Botafogo, nas últimas quatro décadas. O que mais se escuta é: "Vale a pena ir ao estádio e torcer por este time". Os alvinegros abraçaram de coração esta valente equipe, feita de homens comprometidos com as metas, com o sucesso e com a grandiosa história do Botafogo de Futebol Regatas. 

A foto acima retrata bem o que estou falando, a torcida em êxtase, o reserva Luiz Ricardo dando um forte abraço no Carli, após o jogo, e Roger agradecendo aos céus pela noite iluminada.

Encontrei com um jogador, que pediu para não revelar o nome. Disse a ele que estava orgulhoso de toda a equipe e ele respondeu: "Obrigado pelo apoio, mas queremos nossos rostos naquele muro em frente a sede de General Severiano". Quando ele fala isto, demonstra que querem fazer história, e a fala no plural deixa claro a união deste grupo.

Com o título da Copa do Brasil e da Libertadores - alguém ainda duvida que isto é possível? - os jogadores terão destaque no muro dos ídolos e muito mais, vão conquistar para sempre a idolatria e os corações de milhões de alvinegros espalhados pelo planeta.

A campanha está lançada!

Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo / Globo Esporte

quinta-feira, 27 de julho de 2017

BATEU PANELA E ACREDITOU NO MBL


Você que acreditou no discurso do "tal" MBL - Movimento Brasil Livre, que criticava as nomeações de petistas nos governos do PT, (como fazem todos os demais governos), agora estão boa parte deles nomeados nas "boquinhas", em cargos públicos, pelo país a fora.

O ex-candidato, a vereador pelo DEM/SC, Ramiro Zinder, com a frase de campanha, "candidato oficial: MBL 2016", está nomeado em uma diretoria na Secretaria de Turismo de Florianópolis/SC. Todos os seus líderes, que lutaram a favor do golpe contra a legitima presidenta, eleita, Dilma Rousseff, estão assumindo cargos comissionados em grandes cidades.

Lideranças do MBL, também conseguiram nomeações em Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS, Goiânia/GO e São José dos Campos/SP. 

Zinder de 37 anos, agradeceu ao MBL por ter ajudado a se tornar uma liderança política (?). Antes já havia sido nomeado, na Secretaria de Educação na gestão de Gean Loureiro do PMDB.

Em Goiânia, capital do estado de Goiás, governada pelo PMDB, outro candidato derrotado a vereador do MBL, Silvio Fernandes - foto acima - foi nomeado na presidência do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, com salário de mais de R$ 10 mil.

Sandro Mendes, que usava sua página no Facebook, para propagar o ódio de classe e contra o PT, hoje é nomeado na gestão do PSDB, em São José dos Campos/SP, como assessor da Secretaria de Governança.

Até o advogado Lohan Fuly que criticava a criação de cargos na Câmara Municipal, conseguiu a sua boquinha, foi nomeado para uma coordenadoria da Secretaria de Educação.

Em Porto Alegre/RS, não foi diferente, Ramiro Rosário/PSDB, também candidato oficial do MBL, se elegeu a Câmara Municipal, mas hoje ocupa a Secretaria de Serviços Urbanos na administração do PSDB. Nesta secretaria, a porta-voz do MBL no Estado do Rio Grande do Sul foi nomeada assessora.

O ex-candidato a vereador, Rodrigo Ramos/PR, assumiu cargo na Secretaria da Cultura, na cidade de Caxias do Sul/RS.

Além de outros militantes que estão espalhados pelo Brasil, usufruindo do apoio ao golpe contra a democracia e o apoio as "reformas" que retiram direitos dos trabalhadores brasileiros.

Fontes: Algumas páginas das secretarias, Folha de São Paulo e Blog Amigos do Presidente Lula

quarta-feira, 26 de julho de 2017

VAMOS, VAMOS, VAMOS, BOTAFOGO...

Quartas de Final da Copa do Brasil
Hoje, as 19:30, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo tem um grande desafio na Copa do Brasil, reverter o resultado do jogo de ida - 1x0 - contra a boa equipe do Atlético/MG e conseguir a classificação para as semifinais, provavelmente, contra o Flamengo, que vai enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, com a vantagem de 2x0 no placar.

A torcida Alvinegra vai comparecer em grande número e tem o dever de empurrar a valente equipe para a classificação durante os 90 minutos de jogo. Será um jogo de estratégia e acho que o Jair Ventura não pode sair do seu sistema tático, mesmo com a equipe precisando do resultado.

Não tomar gol será fundamental para a classificação. Se isto acontecer o Botafogo terá que fazer três gols. Paciência e posse de bola, assim tenho certeza que o Botafogo vai conseguir um resultado expressivo e ficar a 4 jogos do título inédito da Copa do Brasil que escapou em 1999, em dois erros do juiz Márcio Rezende de Freitas, no primeiro jogo da final, contra o Juventude, em Caxias do Sul.

Vamos, Vamos, Vamos, BOTAFOGO...


terça-feira, 25 de julho de 2017

BANCOS FECHAM MAIS DE 10 MIL POSTOS DE EMPREGO

Mesmo lucrando bilhões, os banqueiros ajudam aumentar a crise que o Brasil enfrenta, quando encerram 10.752 postos de trabalho em todo o país, somente no primeiros seis meses de 2017.

Os estados que mais sofrem com a ganância dos banqueiros, são: Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Os bancos Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa, foram os principais responsáveis pelo processo de demissões. São os mesmos que arrecadam milhões com a cobrança de tarifas bancárias aos clientes, sem contar as demais operações financeiras, altamente lucrativas. Com isto os bancos pagam todas as despesas de pessoais e ainda sobra muito dinheiro.

Pesquisa da CONTRAF - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro, CLIQUE AQUI para ver.

Os bancos vão para a grande mídia passar uma imagem, através dos anúncios mentirosos, que são responsáveis socialmente. Se fossem, não estariam demitindo em plena crise, afinal lucram bilhões com a sociedade brasileira e este seria o mínimo que poderíamos esperar de um setor altamente lucrativo.

Fonte: CONTRAF CUT

segunda-feira, 24 de julho de 2017

A VOLTA DO "FARSANTE" PATO AMARELO

A FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo), através do seu presidente, Paulo Skaf, depois de muita pressão e contra sua vontade, vai tentar ressuscitar o seu pato amarelo contra os aumentos de impostos aplicados pelo governo do seu amigo pessoal, Michel Temer.

Para tentar limpar sua imagem, já bastante deteriorada, o presidente da FIESP, foi para os microfones e se mostrou indignado com o aumento do PIS-Confins sobre os combustíveis, para tentar tapar o buraco nas contas de governo. Buraco aumentado pela política econômica recessiva imposta pelo governo e pelo ministro da Fazenda, o banqueiro, Henrique Meirelles. Menos salários, menos consumo, menos produção e menos recolhimento de impostos. É uma bola de neve, onde o país e o seu povo, só acumulam prejuízos.

Mas este "teatro" do Paulo Skaf, ninguém mais acredita, nem mesmo o empresariado que ele representa. Todas atividades do "Pato Amarelo" no governo Dilma, era apenas para derrotar o projeto de inclusão social. Este governo afundado na corrupção e sem nenhuma credibilidade interna e externa é o governo do Paulo Skaf e disto ele não pode escapar. Afinal é unha e carne com os cacifes do PMDB e já foi citado nas delações da Odebrecht e de outras empreiteiras, diversas vezes.

 Mas os verdadeiros "Patos" em toda esta história, foram a maioria dos "coxinhas", que ajudaram o impeachment da presidenta, Dilma Rousseff, e colocaram em seu lugar a "tropa" mais corrupta de toda a história do país, os velhos cacifes do PMDB. Além de ajudarem a liquidar os direitos trabalhistas, previdenciários e aumentar os impostos.

Toma! Isto ficará nos livros de história do país, não tenho a menor dúvida.

Foto: Débora Melo/Carta Capital

domingo, 23 de julho de 2017

BOM DOMINGO!


Foto do Pão de Açúcar, com a Praia Vermelha a esquerda e a Enseada de Botafogo ao fundo. Uma linda foto de um pedaço da Cidade Maravilhosa, para desejar a todos um BOM DOMINGO!

sábado, 22 de julho de 2017

PALPITES DO BRASILEIRÃO - 16ª RODADA

Vamos aos meus palpites para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro.

SÁBADO - 22 DE JULHO

16:00 - Barradão - Salvador/BA
VITÓRIAXCHAPECOENSE - EMPATE

19:00 - Luso Brasileiro - Rio de Janeiro/RJ
FLAMENGOXCORITIBA - FLAMENGO


DOMINGO - 23 DE JULHO

11:00 - Pacaembu - São Paulo/SP
SANTOSXBAHIA - SANTOS

16:00 - Maracanã - Rio de Janeiro/RJ
FLUMINENSEXCORINTHIANS - EMPATE

16:00 - Arena Pernambuco - Recife/PE
SPORTXPALMEIRAS - SPORT

16:00 - Ressacada - Florianópolis/SC
AVAÍXCRUZEIRO - AVAÍ 

19:00 - Independência - Belo Horizonte/BH
ATLÉTICO/MGXVASCO - ATLÉTICO/MG

19:00 - Arena da Baixada - Coritiba/PR
 ATLÉTICO/PRXPONTE PRETA - PONTE PRETA

19:00 - Olímpico - Goiânia/GO
ATLÉTICO/GOXBOTAFOGO - BOTAFOGO


SEGUNDA - 24 DE JULHO

20:00 - Morumbi - São Paulo/SP
SÃO PAULOXGRÊMIO - SÃO PAULO

HISTÓRICO:

1ª RODADA - 6 ACERTOS - 60% DE APROVEITAMENTO
2ª RODADA - 4 ACERTOS - 40% DE APROVEITAMENTO
3ª RODADA - 3 ACERTOS - 30% DE APROVEITAMENTO
4ª RODADA - 7 ACERTOS - 70% DE APROVEITAMENTO
5ª RODADA - 7 ACERTOS - 70% DE APROVEITAMENTO
6ª RODADA - 6 ACERTOS - 60% DE APROVEITAMENTO
7ª RODADA - 4 ACERTOS - 40% DE APROVEITAMENTO
8ª RODADA - 4 ACERTOS - 40% DE APROVEITAMENTO
9ª RODADA - 5 ACERTOS - 50% DE APROVEITAMENTO
10ª RODADA - 3 ACERTOS - 30% DE APROVEITAMENTO
11ª RODADA - 5 ACERTOS - 50% DE APROVEITAMENTO
12ª RODADA - 1 ACERTO - 10% DE APROVEITAMENTO
13ª RODADA - 2 ACERTOS - 20% DE APROVEITAMENTO
14ª RODADA - 6 ACERTOS - 60% DE APROVEITAMENTO
15ª RODADA - 5 ACERTOS - 50% DE APROVEITAMENTO


TOTAL: 68 ACERTOS EM 150 JOGOS - 45,33% DE APROVEITAMENTO



sexta-feira, 21 de julho de 2017

MORO QUER MATAR LULA DE FOME

*Por Tereza Cruvinel, uma das mais respeitadas jornalistas políticas do país

Moro mandou confiscar tudo o que Lula tem: R$ 606 mil em bancos,  o apartamento em que mora e dois outros pequenos apartamentos em São Bernardo, um lote, dois carros e todos os ativos financeiros, inclusive planos de previdência privada.  Conta no exterior, a Lava Jato não achou.  Este patrimônio modesto, prova de que Lula não roubou, será dado à Petrobrás em suposta reparação por perdas em contratos com a OAS. O que Moro quer com esta nova agressão a Lula é sanar uma falha grave em sua sentença, forçando a relação entre o famigerado tríplex e a Petrobrás, para sustentar a condenação por corrupção passiva. Mas, dando a impressão de que deseja matar Lula de fome, Moro amplia a percepção, inclusive no círculo de admiradores, de que realmente persegue o ex-presidente.
         Seu despacho baseia-se na afirmação do delator Leo Pinheiro, de que as obras no tríplex e a diferença entre seu valor e o que Lula e Marisa haviam pago por outra unidade no prédio saiu de uma conta-propina de R$ 16 milhões destinada ao PT.   Logo, o tríplex e os bens de Lula estariam sendo destinados à Petrobrás para ressarci-la destes R$ 16 milhões.  Seria uma reparação ao “dano mínimo” sofrido pela Petrobrás. Mas não se tem notícia de despacho de Moro arrestando bens da OAS para o ressarcimento das perdas totais que a empreiteira teria imposto à estatal com contratos superfaturados nas obras da RNEST. Mas as contas de Moro não têm importância. O que ele busca é forçar a existência do elo que não conseguiu provar entre  o tríplex e negócios na Petrobrás, da mesma forma como não provou que Lula tem a titularidade do imóvel, através de escritura ou qualquer outro contrato ou documento. Contra esta falha, inventou a noção de “proprietário de fato”, uma figura que não existe no direito brasileiro, que caracteriza como proprietário aquele tem a titularidade e o poder para vender, transferir, alienar ou dispor de qualquer forma de um bem.
            A defesa de Lula aponta a mesquinhez desta nova decisão em duas condutas que também expõem o pendor persecutório do juiz. “A decisão é de 14/07, mas foi mantida em sigilo, sem a possibilidade de acesso pela defesa — que somente dela tomou conhecimento por meio da imprensa, que mais uma vez teve acesso com primazia às decisões daquele juízo. A iniciativa partiu do Ministério Público Federal em 04/10/2016 e somente agora foi analisada. Desde então, o processo também foi mantido em sigilo. A defesa irá impugnar a decisão. Somente a prova efetiva de risco de dilapidação patrimonial poderia justificar a medida cautelar patrimonial... Na prática, a decisão retira de Lula  a disponibilidade de todos os seus bens e valores, prejudicando a sua subsistência, assim como a subsistência de sua família”.         

         Ou seja, Moro quer matar Lula de fome. Logo Lula, que sobreviveu à fome em sua infância pobre no Nordeste. Quanto mais Moro explicita seu ímpeto de trucidar Lula, mais gente que acreditava nele começa a perceber sua imparcialidade e aquilo que o cientista político Juarez Guimarães chama de sua “corrupção política”. 

Fonte: site Brasil247

quinta-feira, 20 de julho de 2017

A CUT E A LUTA DE CLASSES

Por José Garcia Lima

Desde a sua fundação, antes mesmo disso, na segunda metade dos anos setenta, a CUT protagonizou e liderou as lutas que diziam respeito aos interesses dos trabalhadores. 
No entanto, tanto quanto o PT, cuja origem tem a mesma matriz de pensamento, com uma disposição fundamental: a possibilidade permanente de negociação e conciliação.
Natural que assim fosse se considerarmos que as formulações políticas que norteavam a criação de uma e outro nasciam no seio do sindicalismo melhor sucedido na época, o do ABC paulista, espaço no qual se concentravam as crescentes montadoras automotoras e toda a indústria de sua cadeia produtiva.
É interessante lembrar que a concepção de organização política comum aos dirigentes das correntes majoritárias da CUT e do PT refutava o modelo que os partidos comunistas, hegemônicos nas organizações sindicais até antes do golpe militar de 1964.
Para os comunistas, os sindicatos tinham a tarefa específica de despertar a consciência de classe dos trabalhadores, assim organizá-los e conduzi-los às organizações partidárias, às quais cabia conceber e promover as ações e movimentos necessários às transformações sociais. 
A consciência de classe a ser despertada pelos sindicatos e consolidada pelo partido seria necessariamente revolucionária, transformadora da ordem social, de ruptura com a ordem burguesa, a natural inimiga de classe, com a qual era impossível conciliar.
A CUT e o PT, portanto, ao afirmarem a hipótese da conciliação das classes e da possibilidade de transformação social nas mesas de negociação das pautas sindicais, dão uma nova dimensão à representação classista e redefinem o seu papel e objetivo.
O conflito de interesses de classes na repartição da riqueza gerada no processo produtivo passava a ser o real limite da luta. O confronto, como elemento revolucionário, transformador das relações, provocador de ruptura da ordem, não estava mais no horizonte.
No passar desse tempo dá-se o avanço do neoliberalismo no mundo. Valendo-se da apropriação das novas tecnologias e dos novos materiais e de uma brutal comunicação de massas que inclusive seduz setores expressivos do sindicalismo, impõe novas relações de produção que resultam no estabelecimento de um cenário deletério para as organizações operárias: a consciência de que o indivíduo se basta e de que as organizações coletivas são imprestáveis, no que foi a sua grande e mais consequente vitória ideológica.
A par disso, e por isso, crescem – e são festejadas e estimuladas de modos sub-reptícios – as reinvindicações específicas de grupos que passam a se anunciar como não representados pelas organizações classistas em geral. Nascem e proliferam as organizações que tratam isoladamente das preocupações dos jovens, das mulheres, de diferentes grupos religiosos, de diversidade sexual, especificidades étnicas e outros, fragilizando ainda mais as já desgastadas representações sindicais.
O tempo passa e, nesse cenário, Lula é eleito em 2002. Todas as sinalizações dadas aos senhores do mercado na campanha eleitoral, sobretudo pela Carta aos Brasileiros, que afirmava o respeito aos contratos em vigor, apontavam um governo que não pensava em rupturas com o estabelecido e com o instalado.  
Em seu primeiro mandato, principalmente levando adiante a real determinação de fazer alguma distribuição de renda, Lula provocou notáveis alterações na cruel pirâmide social do país. Festejado mundo a fora e aparentemente aceito internamente, o governo do ex-operário parecia demonstrar que a conciliação com as classes dominantes era, realmente, possível! 
A crise surgida ainda em 2005, com as primeiras denúncias espetaculares e espetaculosas sobre apropriação de recursos públicos para variados fins por parte de integrantes do governo, despertaram em uns poucos a pálida impressão de que talvez a burguesia não estivesse tão disposta a concordar com as tais  transferências de recursos aos mais pobres quanto fizera crer inicialmente. 
Ainda assim as primeiras reações pareciam apontar a saída de sacrificar alguns para manter o poder que se acreditava existir no exercício da presidência. A reeleição de Lula em 2006 fez crescer o número dos crentes em tal providência.  
Desgraçadamente, desde então as hostilidades, as agressões e a verdadeira caça ao que passaram a chamar de lulopetismo só fez crescer e agravar, desaguando na situação que vivemos hoje, com o impedimento de Dilma, as constantes trocas de ministros, as reformas dizimadoras dos direitos dos menos assistidos, as denúncias contra o presidente no plantão e contra o seu eventual substituto, a condenação do Lula, ainda sem prisão determinada, negando a hipótese inicial e criando – espero! – uma certeza: não há qualquer possibilidade de conciliação com a burguesia mais vagabunda e insensata do planeta! 
Com a interrupção do experimentado na União Soviética, no que a história chamou de o socialismo real e que pretende definitivamente derrotado – mas não nos deixemos abater pelo açodado Fukuiama e seu buliçoso “fim da história”! – parecemos não ter um discurso sedutor para as classes desvalidas, um novo modelo de sociedade alternativo ao produzido e proposto pelo capitalismo, se é que o necessitamos.
Mas o debate sobre com quais argumentos poderemos convencer as camadas mais sacrificadas da população, é fato, se impõe, é imprescindível e inadiável.
Mas enquanto não o fazemos e concluímos, não podemos correr o risco de sinalizar que pretendemos ganhar as eleições de 2018, com Lula, para fazermos mais do mesmo! 
Não podemos ter como horizonte apenas a recuperação do poder central, sem maioria no congresso – e até com maioria no congresso! – para voltar ao exercício da obrigatória conciliação com a mesma burguesia que jamais investiu um único centavo em qualquer dos ciclos de desenvolvimento que o país viveu, mas que se apropriou da quase totalidade da riqueza gerada em cada um. 
No horizonte que queremos tem obrigatoriamente que surgir a ruptura com a ordem burguesa porque este é o único resultado aceitável da verdadeira e real luta de classes!
“Pra que serve a utopia? Pra caminharmos!”.