terça-feira, 15 de maio de 2018

NEM OS AZEITES SÃO CONFIÁVEIS


A Operação Isis, do Ministério da Agricultira avaliou 107 marcas de azeite de oliva que são comercializadas por 65 empresas no Brasil e mais da metade (59,7%) foram reprovadas. Depois da matéria da composição das cervejas, agora nem azeite mais o brasileiro pode colocar de forma tranquila na sua alimentação.

O número de fraudes ainda é expressivo, mas o trabalho de melhoria do produto continua, disse Fátima Chieppe Parizzi, coordenadora-geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura. Não vamos desistir. Nosso objetivo é orientar o consumidor. É muito difícil para ele saber o que é azeite de oliva conforme e não conforme", completa.

As envasilhadoras de azeite de oliva a granel eventualmente adotavam a prática de misturá-lo com outros óleos.

Eram solicitadas a nota fiscal de saída do produto e a comprovação de compra da matéria-prima. Por meio desse método simples de verificar a documentação, os fiscais constatavam que muitas empresas não apresentavam fundamentos para vender azeite de boa qualidade.

Segundo o ministério, 300 mil litros de produtos irregulares e mais 400 mil litros de outros produtos classificados como temperos, mas com rótulos de azeite de oliva foram retirados do mercado.

Cuidado na compra

O consumidor precisa estar atento e não se deixar enganar pelas embalagens bonitas com ilustrações de azeitona ou com referências a Portugal e Espanha, explicou a coordenadora. Outro ponto muito importante é o preço. O consumidor deve desconfiar da unidade de 500 ml vendida a menos de R$ 10,00

É preciso observar também, e com bastante atenção, as informações descritas no rótulo para conferir a composição e os ingredientes. Para que o produto seja considerado azeite de oliva virgem, ou extravirgem, não é permitida a presença de óleos vegetais refinados, de outros ingredientes e aromas ou sabores de qualquer natureza.

No caso de azeite de oliva refinado, o rótulo mencionará obrigatoriamente que é do tipo único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!