quinta-feira, 10 de maio de 2018

O PAPEL FUNDAMENTAL DOS BANCÁRIOS

Os bancários, como todos os trabalhadores brasileiros, enfrentam uma conjuntura muito adversa, com seus direitos sendo ameaçados e alguns já "arrancados" pelo donos do poder real, os banqueiros. 

Nestes momentos de incertezas, os bancários como uma categoria nacional e super organizada, além de enfrentarem os bancos, que ditam a política econômica do atual governo, tem um papel fundamental para todos os trabalhadores. Serão eles que vão apontar para outras categorias, o rumo a ser seguido e os parâmetros dos processos de negociações coletivas.

A categoria bancária, que tem a maior e mais completa convenção coletiva do país, tem o seu maior patrimônio ameaçado pela ganância e pela reforma trabalhista aprovada, que prioriza o lucro em detrimento das condições de trabalho e remuneração. A grande luta desta categoria será entender que neste momento, mais do que nunca,o caminho é fortalecer suas entidades sindicais, que estão sendo atacadas e fragilizadas, para que não tenham condições de responder aos ataques aos seus direitos trabalhistas.
A força da mobilização será fundamental na campanha salarial
A reforma trabalhista, patrocinada pelos banqueiros, não quer apenas retirar direitos, quer avançar por cima de todos que ousarem a resistir, a nova "ordem do mercado". A classe dominante quer espoliar até matar os trabalhadores, para aumentar suas absurdas margens de lucros e assim, acumular cada vez mais riqueza, em detrimento da maioria do povo trabalhador, que vem empobrecendo e perdendo seu poder de comprar, que vinha sendo recuperado nos últimos anos.

Criar, manter e aumentar o bolsão de pobreza, faz parte da estratégia da classe dominante brasileira, para conseguir ter trabalhadores num cenário que aceitem suas precárias condições de trabalho.

Por isto que os bancários precisam romper esta lógica, manter seus direitos e a convenção coletiva intactos, para servirem de "farol" para todos os outros trabalhadores brasileiros.

"Unir, Resistir e Avançar" é o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!