quinta-feira, 29 de novembro de 2018

A LUTA CONTRA O DESESPERO NO BRASILEIRÃO

A luta para permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro é a parte mais emocionante deste final de campeonato brasileiro. Esta luta envolve camisas tradicionais como Vasco e Fluminense. Ainda tem duas vagas em aberto, o Paraná e Vitória já deram adeus a Série A, em 2019.

As equipes que forem rebaixadas, além do vexame, terão um prejuízo financeiro muito grande. A partir de 2019, o novo contrato das cotas de TV, não prevê a garantia de manutenção dos valores, por um ano, nos parâmetros da primeira divisão. Agora, o clube cai e sua arrecadação, é brutalmente atingida. Alguns clubes irão ter dificuldades de sobrevivência com esta nova situação. Então a luta é pela sobrevivência. Vamos aos cálculos.

OS CÁLCULOS

Dos times que estão na luta para evitar a degola, o Fluminense, que tem 42 pontos e 11 vitórias, é que corre menos riscos, precisaria de ser derrotado no Maracanã para o América/MG, que chapecoense ganhasse do São Paulo, em Chapecó e o Vasco não perdesse para o Ceará, em Fortaleza. O tricolor corre riscos, mas bem menores que os seus adversários, basta um empate em casa.

O Vasco, vem logo a seguir com 42 pontos e 10 vitórias, para não depender de resultados terá que ganhar e não será fácil, já que o Ceará, livre do rebaixamento, com 43 pontos, luta por uma vaga na Copa Sulamericana, que seria um grande feito para equipe nordestina. Se a Chapecoense e América/MG ganharem seus jogos, a equipe carioca precisará vencer. Pode até escapar com um empate.

A Chapecoense, depois de dois anos do trágico acidente, não terá outra alternativa, é vencer o São Paulo, em Chapecó, para não depender de resultados. Tem 41 pontos e se empatar, terá que torcer para o América/MG e o Sport, não vençam seus jogos. Uma derrota, basta o América/MG empatar, para a Chapecoense ter o seu primeiro rebaixamento na história.

Ao América/MG, com 40 pontos, não resta outra alternativa, vencer o Fluminense, em pleno Maracanã, para não depender de resultados. Um empate, o Coelho, terá que torcer para o Sport não ganhar e a Chapecoense perder. Uma derrota levará a equipe mineira de volta a segunda divisão.

O Sport, com 39 pontos, tem situação desesperadora. Terá que ganhar do Santos e ainda depender de resultados do América/MG e Chapecoense, que não podem vencer seus jogos. Nesta disputa é a única equipe que não depende só de seu resultado.

OPINIÃO

Teremos muita emoção com cinco equipes lutando para não pegar as duas vagas que faltam para a Série B, em 2019. Acredito que o Sport não conseguirá se livrar, mesmo ganhando do Santos. A última vaga ficará entre América/MG e Chapecoense. O Vasco corre riscos, mas na minha opinião são pequenos. O Fluminense, mesmo perdendo, para cair terá que ter uma combinação de resultados muito difícil de acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!