quarta-feira, 7 de novembro de 2018

RESUMO DO BRASILEIRÃO - SÉRIE A

Emoção é que não falta para diversas torcidas no Brasil, tanto na parte de cima, como na parte de baixo da tabela. Vamos tentar fazer algumas projeções.

O TÍTULO

São três equipes que lutam pelo título. O Palmeiras lidera com 66 pontos e enfrenta o Atlético/MG (F), Fluminense (C), Paraná (F), América/MG (C), Vasco (F), Vitória (C). O Internacional com 61 pontos, tem o seguinte caminho: Ceará (F), América/MG (C), Botafogo (F), Atlético/MG (C), Fluminense (C), Paraná (F). O Flamengo com 60 pontos, tem como adversários: Botafogo (F), Santos (C), Sport (F), Grêmio (C), Cruzeiro (F) e Atlético/PR (C).

Analisando a tabela dos três postulantes ao título, O Palmeiras joga em casa 50% dos jogos, enfrenta quatro times que estão na luta contra o rebaixamento, são times teoricamente mais fracos, mas perigosos por causa da situação. São quatro jogos com grau mediano de dificuldade: Fluminense (C), Paraná (F), América/MG (C) e Vitória (C), e dois jogos com grau dificuldade alta, Atlético/MG (F) e Vasco (F).

O Internacional, também tem 50% dos jogos em casa, enfrentando quatro time que lutam contra o rebaixamento. Terá 3 jogos com grau mediano de dificuldade: América/MG (C), Fluminense (C) e Paraná (F) e três jogos com grau de dificuldade alto: Ceará (F), Botafogo (F) e Atlético/MG (C).

O Flamengo, como os outros adversários, joga 50% em seus domínios. Enfrenta dois times que lutam contra o rebaixamento. Tem um jogo de grau mediano de dificuldade: O Atlético/PR (C) e tem os demais jogos de grau de dificuldade alto: Botafogo (F), Santos (C), Sport (F), Grêmio (C) e Cruzeiro (F).

Analisando a diferença de pontos do Palmeiras para os seus adversários diretos, é muito difícil entregar este campeonato, ainda não cravo por causa do próprio futebol e suas lições. Quatro vitórias ou até com três, pode garantir o título. Afinal seus adversários também devem deixar pontos pelo caminho.

A LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO:

O Paraná, com apenas 18 pontos, joga pela honra E em 2019, voltará a Série B. Restam três vagas para fazerem companhia a equipe paranista. Acredito que oito equipes disputam a fuga. O Bahia e Fluminense, com 40 pontos, correm mínimos riscos, por isto não inclui nas minhas análises.

Chapecoense com 34 pontos, tem o seguinte caminho: Santos (F), Botafogo (C), Grêmio (F), Corinthians (F), Sport (C), Corinthians (F), São Paulo (C). Tem dois jogos grau médio e quatro jogos grau alto.  

América/MG com 34 ponto, tem o seguinte caminho: Paraná (C), Internacional (F), Santos (C), Palmeiras (F), Bahia (C), Fluminense (F). Tem dois jogos de grau médio de dificuldade e quatro jogos de dificuldade alta.   

O Vitória com 34 pontos, tem o seguinte caminho: Bahia (C), Sport (F), Atlético/PR (C),Cruzeiro (F), Grêmio (C), Palmeiras (F). Tem um jogo de grau médio e cinco jogos de grau alta de dificuldade.

Sport com 36 pontos, tem o seguinte caminho: Fluminense (F), Vitória (C), Flamengo (C), Chapecoense (F), São Paulo (F) e Santos (C). Tem um jogo grau médio e cinco jogos grau de dificuldade alto.

O Ceará com 37 pontos, tem o seguinte caminho: Internacional (C), Bahia (F), Fluminense (F), Paraná (C), Atlético/PR (F) e Vasco (C). Tem um jogo grau médio e cinco de alta grau de dificuldade. 

O Botafogo com 38 pontos, tem o seguinte caminho: Flamengo (C), Chapecoense (F), Internacional (C), Santos (F), Paraná (C) e  Atlético/MG (F). Tem um jogo de grau médio de dificuldade e cinco jogos de grau alto.

O Vasco com 38 pontos, tem o seguinte caminho: Grêmio (F), Atlético/PR (C), Corinthians (F), São Paulo (C), Palmeiras (C) e Ceará (F). Tem um jogo de grau médio e cinco jogos de grau alto de dificuldade.

O Corinthians com 39 pontos, tem o seguinte caminho: São Paulo (C), Cruzeiro (F), Vasco (C), Atlético/PR (F),  Chapecoense (C) e Grêmio (F). Tem dois jogos de grau médio e quatro jogos de grau alto de dificuldade.

Analisando a pontuação atual e o caminho de cada equipe, acho que a situação do Sport, Chapecoense, América/MG e Vitória, são os clubes em maior dificuldades. O Vasco e o Botafogo, correm muito perigo, por causa das suas tabelas. Acredito que o Ceará e Corinthians, corram menos riscos, principalmente o clube paulista.

Haja emoção até a última rodada e vamos acompanhando.  

Um comentário:

  1. Desde quando jogar contra o Botafogo é grau alto de dificuldade ? Fala sério !

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!