segunda-feira, 19 de novembro de 2018

BOLSONARO MENTE E MANIPULA INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS E DEIXA O POVO POBRE COM SUAS VIDAS EM RISCO

O presidente eleito Jair Bolsonaro, fica mais preocupado em reafirmar sua postura autoritária, suas concepções de direita e conservadoras, que olhar as consequências de suas falas e atitudes, para o povo, principalmente os mais pobres.

Bolsonaro, diz o tempo todo que Cuba é uma ditadura, que os médicos cubanos não são médicos, como se o estudo da medicina no Brasil fosse uma maravilha. Só para lembrar, Cuba tem uma das medicinas mais avançadas do mundo, sua população tem saúde e educação de qualidade.

Os médicos cubanos atendem a 66 países pobres no mundo através de um programa governamental de Cuba, que começou com a tentativa de atender as vítimas do furacão Katrina, nos EUA, que o governo americano recusou. Mas a brigada de médicos continuou mobilizada e logo após aconteceu a crise de Angola e o terremoto no Paquistão, lá se foram os médicos cubanos. Isto aconteceu também, no Nepal, Haiti, Congo, Etiópia, entre outros países.

Nos países onde Cuba tem parceria, envia os médicos sem cobrar nada dos países. Todos os custos são arcados pelo governo Cubano, mesmo sofrendo um bloqueio econômico monstruosos e desumano, há décadas. Um país onde a solidadriedade é a palavra de ordem de seu povo, onde tem dificuldades de produzir sua própria energia, o país olha para o mundo e estende as mãos, enquanto aqui no Brasil, as elites brancas egoístas, característica da classe médica, bradam contra o programa Mais Médicos, agora com apoio do presidente eleito, mas se negam a ir para os grotões do país. Sabem quantos países do mundo questionam o programa de medicina cubano? Só o Brasil!

Um médico Cubano respondeu a um jornalista, quando perguntado sobre o seu salário. "Não vivo da medicina e sim vivo para a medicina". Talvez esta seja a grande diferença para a grande maioria da classe médica brasileira.

Como funciona o programa em Cuba. Quando um país se mostra interessado, Cuba abre um Edital para chamamento dos médicos e os contrata através de uma empresa cubana governamental. Com ela os médicos assinam um contrato. Aos países atingidos, muitas vezes o pagamento vem através de parcerias, como petróleo, soja, materiais industrializados, entre outros. isto tem impacto no PIB cubano grande, visto o grande número de cubanos trabalhando em todo o mundo.

Muitos dizem que os médicos cubanos, são escravizados pelo governo cubano. Mentira, só quem conhece a Ilha, sabe o poder do povo cubano na questão solidariedade. O povo é pobre, mas não miserável. Vive melhor que milhões de brasileiros, que moram nas favelas das grandes cidades. O salários deles parte vai para a família que fica em Cuba, parte fica com ele e outra para o governo, que bancou todos os seus estudos de forma gratuita. 

Quando os médicos viajam, tudo é bancado pelo governo da ilha, como: lesão corporal, por invalidez, por seguro, por assistência a família em caso de morte, etc. Algumas médicos vieram de Cuba e faleceram no país, sabe o que fez o governo brasileiro? Nada!

Nas redes sociais daqueles que atacam o Programa Mais Médicos, propagam se o programa fosse bom para os médicos cubanos, eles não desertariam. Sabe quantos desertaram até o momento? Posso afirma que são poucos perto da quantidade dos que atuam pelo mundo. Sabem quantos saíram do programa por causa do salário recebido? 1! Foi uma cubana que foi sustentada pela Associação Médica Brasileira, para tentar desmoralizar o programa. tem alguns que dizem que nem médicos são, enquanto tem norte-americano pegando lancha e indo se tratar em Cuba.

Como lidamos com seres humanos, teremos várias opiniões e visões de vida e de mundo. Aqueles que só olham para o próprio umbigo.

Bolsonaro agora tem um grande problema nas mãos, difícil de resolver. Como ele vai arrumar 14 mil médicos brasileiros, para atender 4 mil municípios e 63 milhões de pessoas que foram cobertas pelo programa. Mais de 1.500 cidades brasileiras que único médico era um cubano. O povo pobre é que vai pagar a conta, agora com sua vida, por causa dos arroubos de um presidente, que ainda nem assumiu, mas que dá sinais que vai governar para os mais ricos e poderosos deste país.

Bolsonaro mente e manipula a opinião pública sobre o Programa mais Médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!