terça-feira, 20 de novembro de 2018

NEGROS NÃO TEM IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Hoje, dia 20 de novembro, É Dia da Consciência negra, a data faz uma referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que fugiram da escravidão.

Mas a grande importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira, que ainda é muito cruel com a raça negra. A discriminação nesta sociedade é grande. Os negros, em sua grande maioria, vivem nas periferias e nas favelas das grandes cidades, não tem a igualdade de oportunidade no mercado de trabalho, onde não tem acesso aos melhores cargos e recebem salários menores que os brancos.

Mesmo sendo maioria da população, os negros tem dificuldades de acesso a educação, saúde e emprego de qualidade no Brasil, ficando para a minoria branca. Nos últimos anos as diferenças sociais, no país, diminuíram, mas era apenas o início. Nos últimos dois anos, várias políticas inclusivas foram abandonadas, que vemos é um retrocesso e nenhuma perspectivas de melhora no futuro governo, que vem sendo dominado pelos brancos, latifundiários e grande parcela do empresariado brasileiro, que só visa a lucratividade.

Muita coisa conquistada pelos negros, mas ainda é muito pouco para se comemorar. A data fica para o protesto e a oportunidade de se fazer o debate com toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!