sexta-feira, 8 de junho de 2012

SÓ SEIS VEREADORES NÃO QUEREM A REELEIÇÃO

Faltam exatamente apenas quatro meses para a as eleições municipais e começa esquentar os bastidores da política. Neste pleito os eleitores irão eleger seus vereadores e prefeitos em todos os municípios do Brasil. Aqui na cidade do Rio de Janeiro o prefeito Eduardo Paes (PMDB) é o candidato a reeleição e terá como adversários principais, até o momento - o Rodrigo Maia (DEM), Otávio Leite (PSDB) e o Marcelo Freixo (PSOL).

O mais interessante, é que dos atuais 51 vereadores, 43  já confirmaram a tentativa de reeleição, 2 ainda estão indecisos e 6 (seis) decidiram não tentar a reeleição. Mas este mandato vem se caraterizando pela incapacidade da casa de apresentar grandes projetos que possam causar impacto na melhoria da qualidade de vida da população carioca. Quando você pergunta quem se lembra de um projeto que a câmara apresentou que beneficiou a população como um todo, ninguém sabe. Conforme estudo da ONG Transparência Brasil, 49 dos 51 vereadores tem mais de 50% dos textos propostos de baixa relevância.

A Câmara é marcada nesta legislatura por diversos escândalos e sua baixa produtividade, sabemos que tem uma minoria que luta com ética para melhorar a casa, mas infelizmente é insuficiente. Dos 51 vereadores, 13 foram citados em processos na justiça ou no tribunais de contas. Dos eleitos, 10 não completaram os seus mandatos, são eles: Alfredo Sirkis, Stepan Nercessian e Lilian Sá (eleitos Deputados Federais), Marcio Pacheco, Lucinha, Clarissa Garotinho, Aspásia Camargo (eleitos Deputados Estaduais), Cristiano Girão, e Luiz André Deco (presos), Jerominho, foi preso na legislatura passada e não pode concorrer, lançou a sua filha, Caminha Jerominho, que foi eleita e teve o mandato cassado, mas o TRE devolveu e vai tentar a reeleição e Nadinho de Rio das Pedras (assassinado). 

Por isto é super importante o eleitor olhar bem na hora de escolher o seu candidato. Procure ver com quem ele anda, qual o seu histórico e quem está ajudando em sua campanha. Hoje o transporte da cidade é caótico, principalmente para os moradores da Zona Oeste e nada é feito para mudar, afinal a grande maioria nas eleições recebe financiamento dos empresários de transporte, para nada ser mudado durante a legislatura e assim o cidadão fica a ver "navios".

Um comentário:

  1. é impressionante a falta de capacidade politica e sobretudo, falta de respeito pelo cidadão carioca que a atual bancada trata as questões.
    são questões de transporte publico, educacão, saúde e ate mesmo segurança...

    Esperamos que a camara se renove e esta renovação venha a trazer benefícios à cidade, com vereadores dignos da confiança e voto do povo.
    Glaubert

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!