sábado, 12 de janeiro de 2013

CLÍNICA DA FÁMILIA, UMA AÇÃO INTELIGENTE

A política de apostar na saúde preventiva, de cuidar das pessoas antes que elas adoeçam, é a melhor e a mais inteligente ação pública de saúde. Além de você impedir o adoecimento das pessoas, esta política, impede que elas cheguem aos leitos dos hospitais, que já estão super lotados, inclusive os hospitais particulares e também há uma economia com os gastos de saúde. Portanto, apostar na saúde preventiva é investimento e não gasto.
 
A Prefeitura do Rio vem nos últimos anos apostando nesta política, tratando a sua população antes que ela adoeça. O Prefeito Eduardo Paes, inaugurou na última quinta-feira (10/01) a Clínica da Família Waldemar Berardinelli, em Sepetiba, a 69ª unidade da cidade. A clínica é a 13ª da região que compreende Santa Cruz, Sepetiba e Paciência e beneficiará cerca de 27.600 pessoas. O atendimento será realizado por oito equipes de Saúde da Família e mais quatro de Saúde Bucal. Com a abertura da nova unidade, a 33ª da Zona Oeste, a região passa a contar com 95% de cobertura de saúde da família.
 
Segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, essa é uma marca histórica: "Ter 95% dos cidadãos atendidos nessa região é uma marca histórica para o Rio. Essa era uma área abandonada do ponto de vista da saúde e hoje a gente chega muito próximo de 100% de cobertura".

A meta do município para a cobertura do Programa Saúde da Família era de 35% até 2012. Atualmente, esse número já chega a 40,6%. Até 2008, apenas 3,5% da população carioca era beneficiada pelo programa. Entre 2009 e 2011, a cidade do Rio foi responsável por 55% das equipes saúde da família criadas em todo o país - 437 de um total de 803.
QUEM FOI WALDEMAR BERARDINELLI?

Waldemar Berardinelli é considerado o pioneiro da endocrinologia no Brasil e é fundador do Instituto de Endocrinologia da Santa Casa de Misericórdia da cidade do Rio, dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Fonte: www.rio.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!