quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

A poucos dias o Ministro do Turismo do Governo Federal, Gastão Vieira, anunciou a intenção de realizar uma parceira com o Governo Estadual, para atrair cada vez mais turistas para a comunidades pacificadas. Este convênio tem a intenção de formar novos agentes, dentro da própria comunidade, para atender a demanda crescente.

Vista áerea do teleférico do Complexo do Alemão
Nós da Prefeitura do Rio, através da SEDES, já está no forno um projeto que "cola" 100% com a preocupação do Ministro, que chamamos de Turismo de Base Comunitária. Onde estamos propondo trabalhar a profissionalização destes agentes, mas indo mais além, buscando integrar todos eles em redes, com a criação de cooperativas com base nos conceitos da Economia Solidária.

Hoje, conforme números da Fundação Getúlio Vargas, quase 70% dos usuário do teleférico do Alemão são turistas. Mas o problema é que agências de fora é que estão ganhando com isto, a comunidade não está se empoderando desta situação e este é nosso objetivo. Estamos olhando com bons olhos a proposta do Governo Federal e vamos procurar cada vez mais integrar as ações entre as três esferas de governos, para pontecializar o resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!