terça-feira, 2 de julho de 2013

RIO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Rio, Cidade Maravilhosa!
A cidade do Rio de Janeiro recebia a um ano atrás da Unesco o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, em São Petersburgo, na Rússia. A cidade venceu a categoria “Paisagem Cultural Urbana” e foi a primeira cidade localizada em área urbana a receber a honraria, até então concedida a regiões rurais, sistemas agrícolas tradicionais e jardins históricos.
 
A Prefeitura festejou o dia (01/07), com uma iluminação especial, na cor azul, do Cristo Redentor. O título concedido pela Unesco veio para coroar um momento muito especial da cidade, uma vez que foi anunciado no mesmo dia em que a prefeitura concluiu as obras da fase I de urbanização do Porto Maravilha, com a restauração do Cais e dos Jardins Suspensos do Valongo, na Região Portuária.
 
"Foi uma feliz coincidência. Esse prêmio chegou no dia em que nossa cidade mostrou que, além de seus monumentos e novos empreendimentos, também possuía uma identidade local que mostrava, de maneira muito forte, a presença da cultura negra da cidade." - afirmou Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), os locais valorizados com o título tiveram reforçadas as ações de preservação de sua paisagem cultural. São eles: Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico, Praia de Copacabana, e entrada da Baía de Guanabara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!