terça-feira, 8 de outubro de 2013

RAIO X DAS QUATRO DIVISÕES DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Vamos fazer um "Raio X" de como se encontra a sua equipe numa das quatro divisões do Campeonato Brasileiro de 2013.
 
SÉRIE A - PRIMEIRA DIVISÃO
 
O Cruzeiro (59) tem o título particamente assegurando, faltando ainda 12 rodadas para o final da competição. A Raposa tem 11 pontos na frente do Grêmio (48). O Atlético/PR (44) e o Botafogo (43), completam o G4 (Grupo classificados para a Copa Libertadores). Em quinto aparece o Atlético/MG (39), que já garantiu sua vaga na Libertadores, por ser o atual campeão da competição. Vitória (37), Internacional (37), Santos (36) e Corinthians (35), ainda lutam para conquistar uma vaga no G4.
 
Portuguesa (34), Fluminense (34), Flamengo (34), Goiás (34) ainda sonham, remotamente, com a Libertadores, mas estão mais próximos da Zona do Rebaixamento, o chamado "Z4". O Bahia (33), Coritiba (31) e São Paulo (30), estão fora do Z4, mas muito próximos e a qualquer vacilo caem para zona perigosa.
 
Agora vem as equipes em total desespero. Vasco (29) e Criciúma (26), ainda sonham em continuar na primeira divisão em 2014. A Ponte Preta (23) já respira por aparelhos e precisa ganhar, em apenas 12 jogos, os mesmo pontos que conseguiu até agora em 26 partidas, a Macaca se encontra em situação muito complicada, ainda mais depois da derrota em casa para o lanterna Náutico (17), que já foi para a segundona em 2014.
 
SÉRIE B - SEGUNDA DIVISÃO
 
O Palmeiras (59) já garantiu a sua vaga na primeira divisão em 2014. A Chapecoense (52) está muito perto do feito do Palmeiras. As outras duas vagas, é uma embolação geral, Sport (46) e Paraná (45), completam o G4, mas são perseguidos de perto por, Avaí (44), Icasa (42), Joinville (42), América/MG (42) e Ceará (41). O Figueirense (39), Bragantino (36), Boa Esporte/MG (35) e Oeste/SP (34), estão na zona neutra, nem lutam para subir e nem são ameaçados por rebaixamento.
 
A luta para continuar na segundona em 2014, continua dura para algumas equipes. Guaratinguetá (32), ABC/RN, (29) e Paysandu (28), estão fora do Z4, mas ameaçados seriamente por São Caetano (27), Atlético/GO (27), América/RN (27) e ASA (23), que completam o Z4, que vai indicar quatro equipes para a terceira divisão em 2014.
 
SÉRIE C - TERCEIRA DIVISÃO
 
A terceira divisão está sendo disputada por 21 equipes que buscam as quatros vagas para a Série B em 2014. Elas foram divididas em dois grupos, um com 10 equipes e outro com 11 equipes. As quatro melhores de cada grupo se classificam para a fase eliminatória, assim por diante até chegar as quatros melhores.
 
No Grupo A, o Santa Cruz (34), já garantiu a sua vaga. Disputam as outras três vagas, Fortaleza (31), Luverdense (31) e Águia de Marabá (31), que estão na zona de classificação, faltando apenas uma rodada, mas estão ainda com chances, Treze (30), Brasiliense (30). O Sampaio Correa (29) e CRB (29), tanto podem chegar na zona de classificação, como podem cair para a quarta divisão e a grande ameaça é o Cuiabá (27). O Baraúnas (13) e o Rio Branco (6), já deram adeus.
 
No Grupo B, o Macaé (31) e Caxias (29) estão classifcados e agora, restam duas vagas, que serão disputadas por, Mogi Mirim (27), Vila Nova (26), Betim (25) e Guarani (23). Para as duas vagas do rebaixamento estão sendo disputadas por, Madureira (19), CRAC (16), Duque de Caxias (16) e Barueri (14).
 
SÉRIE D - QUARTA DIVISÃO
 
Foram 40 equipes, divididas em oito grupos, classificando duas de cada grupo para a fase eliminatória e assim até chegar as quatros melhores que vão subir para a Série C em 2014 e estas vagas já foram definidas. Juventude, Botafogo/PB, Tupi/MG e Salgueiro vão disputar a terceirona ano que vem. Agora falta definir quem será o campeão. O Botafogo/PB ganhou os dois jogos do Salgueiro e conquistou uma das vagas para a grande final. O Juventude estava esperando a situação do jogo entre Tupi e Mixto e deu Tupi. Agora os dois vão se enfrentar para saber quem vai conseguir o direito de disputar o título com o Botafogo/PB.
 

2 comentários:

  1. Vinícius, na série C o Guarani não disputa mais o acesso, pois tem apenas 5 vitórias, pode chegar ao máximo de 6, e o Vila Nova já tem 7 vitórias.

    Logo, o Guarani que só pode chegar a 26 pontos empataria com o Vila Nova (no caso de derrota deste), mas perderia no número de vitórias.

    ResponderExcluir
  2. E o TUPI, de Juiz de Fora, depois de se livrar no Tribunal do "zagueiro massagista" do Aparecidense, do entorno de Goiânia, empatou em Cuiabá e venceu em Juiz de Fora o time do Mixto, que veste uma camisa igual a do Vasco.

    Agora vai enfrentar o Juventude fora de Caxias do Sul porque o time da colonia italiana está suspenso de seus gramados, tendo que jogar a mais de 120 km de distância. O jogo será em Lajeado. E mais, o Juventude, depois de garantir o acesso à Série C, já dispensou vários jogadores, desmantelando a equipe.

    O Tupi poderá fazer a final contra o Botafogo de João Pessoa e assim repetir o fenômeno do Arruda, quando há dois anos derrotou o Santa Cruz num estádio com 60 mil torcedores do Santinha, e sagrando-se campeão da Série D daquele ano.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!