quinta-feira, 29 de maio de 2014

MAPA BRASILEIRO DA CACHAÇA

A bebida mais popular e original do país, a cachaça, agora tem o seu mapa, através do apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal. O grande objetivo é a divulgação da cachaça nas sedes da Copa do mundo de futebol.
Mapa da Cachaça brasileira
O Mapa da Cachaça é super legal e tem promoção de eventos, os alambiques, histórias, albúns dos rótulos das cachaças, pesquisa, vídeos, artigos, receitas e muito mais. Eu sou uns dos fãs de uma boa cachaça, que é muito melhor que um Whisky. Abaixo falo de duas cachaças que sou fã.
Uma deliciosa e premiada cachaça do sul do país
A cachaça Weber Haus da região de Ivoti, no Rio Grande do Sul. Conheci na Feira de Economia Solidária, em Santa Maria. É realmente uma delícia, desce redonda e aqui no Rio de Janeiro, ela pode ser encontrada no CADEG, em Benfica. Clique Aqui e veja um pouquinho da história desta maravilha.
Sou fã da Capelinha!
A outra "marvada" é a Capelinha da região de Resende, em Penedo. Olha, é uma delícia, com uma aroma que encanta a todos. Nos aniversário da amiga Maura, esposa do Gustavo, apareceu uma garrafa do nada e posso afirmar, que foi o sucesso da festa e não sobrou uma gotinha para contar história.

A DIFERENÇA ENTRE CACHAÇA E AGUARDENTE DE CANA

A cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar com graduação alcoólica de 38% a 48%, a 20 graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Caso não se enquadre nessa definição, a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente de cana. Por exemplo, um destilado de cana com graduação alcoólica de 50% só pode ser chamado de aguardente de cana-de-açúcar. Ou seja, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Não podemos também chamar de cachaça outros destilados não providos da cana. Um destilado de caju é um aguardente de caju e não uma cachaça de caju. E ao adicionarmos ervas e/ou especiarias na cachaça, não é possível comercializa-la como cachaça, mas sim como uma aguardente composta.

Vale lembrar também que a cachaça pode ser chamada popularmente por diversos apelidos carinhosos, como água-que-passarinho-não-bebe, bafo-de-tigre, danadinha, marvada e talagada.

Fonte: Mapa da Cachaça
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!